O governador Silval Barbosa fez uma ampla defesa da mudança de tratamento aos estados, principalmente a Mato Grosso e chegou a propor a busca de uma forma de promover “alívio de 9% no comprometimento da dívida dos estados”. A fala foi feita na sessão temática que discutiu o pacto federativo e que teve a presença do ministro Guido Mantega, realizada no plenário do Senado Federal, hoje. Ele defendeu a regulamentação da concessão de incentivos fiscais para que os estados possam verticalizar a produção.
Na terceira sessão temática do ano, realizada pelo Senado, os parlamentares debatem temas como a troca do indexador das dívidas estaduais, a guerra fiscal e o compartilhamento das receitas de vendas do comércio eletrônico.
Em sua fala, o governador lembrou a todos que a produção de Mato Grosso contribui com aproximadamente 60% da balança comercial brasileira, entretanto “a Lei Kandir nos tira a possibilidade dos investimentos. De toda a riqueza que sai no nosso Estado, 70% sai desonerado, diferentemente daquilo que sai verticalizado”, frisou Silval. Mas, para Mato Grosso verticalizar sua produção, completou Silval, “só por meio de incentivos fiscais”.