PUBLICIDADE

Sicredi lança programa União Faz a Vida em Feliz Natal

PUBLICIDADE

A SICREDI Celeiro do Mato Grosso lançou na última quinta-feira, em Feliz Natal, o programa "A União Faz a Vida". Desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Feliz Natal e a Unemat, o programa de educação cooperativa tem por objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes.

Participaram do evento, realizado no Salão Tio Teco, cerca de 500 pessoas, entre pais, professores e comunidade em geral. Além do presidente da Cooperativa, Sadi José Beledelli e do vice-presidente, José Paschoal Bastian, prestigiaram o evento conselheiros e colaboradores do SICREDI. O evento também contou com a presença do prefeito Antônio Domingos Debastiani, da primeira-dama Marilene Debastiani, do gerente da Unidade local do SICREDI, Cleberson Bertol, das professoras da Unemat Maria Fátima Castilho e Ivone Cella da Silva, entre outros representantes da Instituição, do presidente da Câmara Municipal de Feliz Natal, Adriano Aparecido Silva dos Santos, do vice-prefeito Edson Castro Fonseca, da coordenadora Estadual do Programa, Miranir Alcântara, da SICREDI Central MT, do assessor de Programas Sociais, Valter dos Reis, da secretária de Educação Deonilde Fátima Furlan, da secretária de Ação Social Olga Ribeiro Gomes e da coordenadora local do Programa, Flavia Castro Fonseca.

No município participarão das ações cerca de três mil alunos, envolvendo 180 professores. Segundo o diretor presidente da Cooperativa, Sadi Jose Beledelli, o Programa acompanha a expansão do SICREDI, e conta com um modelo nacional, construído de forma coletiva e com base na sua trajetória de sucesso. "Na prática, ele se dá quando a Cooperativa e a comunidade escolar se unem pelo interesse em desenvolver o Programa, que contempla a formação continuada dos educadores, através de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e da utilização dos cadernos da Coleção de Educação Cooperativa. Sua continuidade acontece com a realização de projetos coletivos desenvolvidos pela rede de cooperação, formada por agentes de desenvolvimento", afirma o presidente.

O prefeito de Feliz Natal, Antônio Domingos Debastiani, em seu discurso, agradeceu inicialmente o convite do SICREDI, ao observar que o Programa vem de encontro aos objetivos propostos pelo seu Governo no que se refere às áreas de Educação e Ação Social, bem como tem características de um projeto que integra ações de diferentes secretarias. "Nosso sonho é ver nossa cidade cada vez mais linda. Quando recebemos o convite falei ao gerente da Unidade da SICREDI sobre a importância do Programa, parabenizei pela iniciativa, na qual apostamos. Precisamos educar nossas crianças, já que queremos um município cada vez mais promissor, com melhor qualidade de vida", disse o prefeito na noite do lançamento, ao finalizar: "Esta noite é especial, já que marca o início de um Programa que podemos dizer, já é um sucesso".

O Programa investe nas crianças e adolescentes para que, no futuro, sejam cidadãos capazes de empreender e construir, em conjunto, alternativas de desenvolvimento econômico, sócio-ambiental e cultural. "Através dele são fortalecidos os valores da cooperação e cidadania, por meio de ações cooperativas voltadas para as comunidades. ‘A União Faz a Vida" estimula a participação ativa dos pais e da comunidade na educação das crianças e adolescentes do município", observa Sadi Beledelli.

O gerente da Unidade de Feliz Natal, Cleberson Bertol, agradeceu a Cooperativa por ter escolhido Feliz Natal como o primeiro município da SICREDI Celeiro do MT a receber o programa. "Com certeza essa conquista é também mérito de todos os associados, bem como da administração pública. Fico feliz em ser gerente neste município, primeiro escolhido na SICREDI Celeiro para o desenvolvimento das ações".

O discurso da professora da Unemat Maria Fátima Castilho também chamou a atenção do público, especialmente pela forma emocionante com que traduziu os objetivos propostos pelo Programa. Na ocasião, Fátima parabenizou o Sistema pela iniciativa. "O SICREDI se adiantou a todos as Universidades no nosso entendimento. A parceria SICREDI, Administração Municipal e Unemat representa hoje a consolidação de um processo de construção da cidadania. Suas idéias e propostas, reunidas a vontade de trabalhar do Poder Público e da Unemat, serão responsáveis pelo sucesso deste programa que envolverá educadores, alunos, pais, Cooperativa, Universidade e a comunidade de Feliz Natal".

Atualmente, em todo o Brasil, 199.043 crianças e adolescentes participam do Programa A União Faz a Vida, envolvendo 16.780 Educadores, 1.463 Escolas, de 139 Municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

Em Mato Grosso, ele está presente nos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Água Boa, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Tapurah, Juína e Feliz Natal.

O SICREDI age de forma estratégica, articula com parceiros, apoiadores e assessorias pedagógicas para o desenvolvimento do Programa.

Os parceiros são formalmente responsáveis pelo desenvolvimento do Programa nos ambientes educacionais. Têm o papel de implementar as práticas educativas para a construção e vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania.

As Assessorias Pedagógicas são responsáveis pela formação continuada dos educadores, através de oficinas, que serão promovidas a partir desta terça-feira, dia 5 de maio, através da prática dos repertórios e Projetos de cooperação e cidadania. As oficinas são destinadas aos professores envolvidos no Programa e ministradas pela Assessoria Pedagógica, representada no Programa pelos Professores da Unemat.

As crianças e adolescentes são o foco principal do Programa e os Educadores são fundamentais para o seu desenvolvimento.

São representantes da comunidade na busca de melhores condições para o desenvolvimento do Programa. Podem apoiar o Programa com recursos financeiros, materiais e humanos para a viabilização das ações do Programa.

O Programa A União Faz a Vida inicia-se na fase de articulação seguida pela de realização. A partir do terceiro ano, o Programa entra na fase de Desenvolvimento, que é contínua. É a fase de execução dos projetos. Os temas mobilizados serão aqueles de relevância social para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e deverão dialogar com o objetivo e princípios do Programa, proporcionando a ação de empreender coletivamente.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Compras de final de ano devem movimentar quase R$ 1 bilhão em Mato Grosso

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às...

Sefaz confirma para 5ª sorteio do Nota MT de novembro com R$ 900 mil

A secretaria estadual de Fazenda confirmou, hoje, que o...

Comércio de Sorriso inicia horário especial para compras de natal na próxima 2ª

O horário especial de funcionamento do comércio começa no...
PUBLICIDADE