O primeiro Seminário Regional Ações Sociais e Estratégicas do Sicredi Mato Grosso, região da Superintendência Regional BR-163 MT foi realizado, semana passada, em Lucas do Rio Verde. Os programas sociais “A União Faz a Vida”, Pertencer e crescer o cenário atual da economia brasileira e mundial, as tendências futuras de mercado e os principais desafios do SICREDI foram temas deste seminário.
Participaram executivos, gerentes, conselheiros e assessores das cooperativas Norte, Celeiro, Mutum e Ouro Verde MT, que compõem a Superintendência Regional BR-163 MT e convidados. Os trabalhos foram divididos em três frentes, ficando o presidente da Central SICREDI MT, João Carlos Spenthof, responsável por abordar os temas, cenários, desafios e projetos do SICREDI, e o papel do presidente frente a este quadro.
Sobre o papel dos conselheiros frente aos programas sociais foi o tema abordado por Eledir Pedro Techio presidente da SICREDI Ouro Verde MT. Já à Alceu Mognon presidente da SICREDI Mutum, coube a responsabilidade de falar sobre o programa “A União Faz a Vida” os passos para implantação e as experiências vividas pela cooperativa que foi a primeira a implantar o programa no estado.
Os programas Crescer e Pertencer abordados por Marcos Schwingel, diretor da fundação SICREDI, e despertou amplo debate entre os participantes, que aproveitaram o momento para dirimir dúvidas e se posicionarem a respeito.
Sadi Beledelli presidente da Sicredi Celeiro, e Paulo Schmidt, presidente da SICREDI Norte, foram unanimes em destacar a importância do evento.
“Levo deste seminário uma avaliação extremamente positiva, pois tratamos aqui do econômico e o social da cooperativas e ficou muito claro que mais do que nunca um depende do outro”, ressalta Schimit.
“Ficou demonstrado que, tanto o Pertencer quanto o Crescer, são dois programas fundamentais para o bom andamento da sociedade cooperativa pois teremos uma participação mais qualificada de nossos associados na gestão e desenvolvimento das mesmas, com isso saio convencido de que a implantação destes programas deve acontecer imediatamente nas cooperativas afirma Beledelli.
Cezar Lampugnani, superintendente regional da Sureg BR-163 MT, que apresentou durante o seminário o momento atual, projetos e metas da superintendência, lembrou que as quatro cooperativas têm realidades muito semelhantes, e este evento mostrou através dos temas abordados que as ações desenvolvidas poderão ser sempre bem alinhadas. Tratamos dos dois extremos o econômico e social. “Fico feliz pois percebi que principalmente os presidentes entenderam a importância dos projetos e os desafios do SICREDI para os próximos anos, demonstrando que o seminário atingiu os objetivos propostos”, avaliou.