Em 1º de julho comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Esta data representa a conquista de mais de 800 milhões de pessoas que, em todo o mundo, optaram pelo modelo cooperativo como forma de alcançar seus objetivos de desenvolvimento econômico e social. No Brasil, seis milhões de pessoas são associadas as mais de sete mil cooperativas, representando 6% do PIB. Estes números expressam que, muitas vezes, soluções para grandes desafios estão muito próximas.
O cooperativismo foi idealizado por vários precursores e de fato em 1844, quando 28 tecelões do bairro de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra, criaram uma associação que, mais tarde, seria chamada de Cooperativa. Desde então, as cooperativas existem em vários setores e em todo mundo, criam e mantêm postos de trabalho. Em seus 13 ramos conhecidos (agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infra-estrutura, mineral, produção, saúde, trabalho e turismo) as cooperativas empregam mais de 195 mil pessoas no Brasil – gerando renda, produzindo e abastecendo alimentos e serviços de qualidade aos seus associados, assim como às comunidades em que estão inseridas. Ao colocar os Princípios Cooperativos e a ética cooperativa em prática, fomentam a solidariedade e a tolerância, uma vez que, como “escolas de democracia”, promovem os direitos de cada indivíduo, sejam homens ou mulheres. Através das mais variadas atividades, as cooperativas são agentes sociais e econômicos relevantes da economia nacional, e, deste modo, não somente transformam o desenvolvimento pessoal em uma realidade, como contribuem para o bem estar de toda a população a nível nacional.
O SICREDI, um dos principais sistemas de crédito cooperativo do País, responde por 40% do volume de crédito movimentado pelas cooperativas de crédito. 126 cooperativas de crédito que o integram atuam em dez estados brasileiros não só como instituições financeiras, mas também como catalisadoras de negócios em sua área de atuação, fazendo uso de sua flexibilidade e da proximidade com as comunidades. Hoje o SICREDI opera com cerca de 900 unidades de atendimento e possui aproximadamente um milhão de associados.
O relacionamento do SICREDI com a comunidade não envolve só a captação e empréstimo de recursos. Mais importante que isso, a cooperativa de crédito tem sido um elemento aglutinador de esforços, apresentando a seus associados alternativas financeiras e técnicas para o desenvolvimento econômico de suas atividades.
COOPERATIVISMO
No Mundo
– 800 milhões de associados
– 40% da população do planeta
No Brasil
– 6 milhões de associados
– 3% da população do país
– 195 mil empregos
COOPERATIVISMO DE CRÉDITO
No Brasil
– 2,6 milhões de associados
– 1.457 cooperativas de crédito
No SICREDI
– 1 milhão de associados
– 126 cooperativas de crédito filiadas