Hoje é Dia Internacional do Cooperativismo que representa a força de mais de 800 milhões de pessoas que optaram pelo sistema cooperativo como meio de organização econômica da sociedade. No Brasil, de acordo com levantamento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente 7,6 milhões de pessoas são associadas a mais de 7 mil cooperativas. A evolução dos números, em comparação com os anos anteriores, reflete o potencial de crescimento do cooperativismo no País, que hoje emprega cerca de 250 mil pessoas.
O cooperativismo de crédito, um dos 13 ramos de atividade do cooperativismo, vive um de seus melhores momentos. Além da evolução dos números registrados ano a ano, as cooperativas de crédito são reconhecidas pelo atual governo como um dos pilares de uma política de micro crédito e micro finanças destinada a fortalecer o mercado interno.
Atualmente, o cooperativismo de crédito no mundo reúne 46,3 mil cooperativas e 172 milhões de associados. Deste total, o Brasil concentra 1,5 mil cooperativas e 3,2 milhões de associados. O SICREDI, considerado um dos principais sistemas de cooperativas de crédito do País, possui 1,3 milhão de associados e mais de mil pontos de atendimento em dez estados brasileiros.
Em Mato Grosso o Sicredi conta com 16 cooperativas, mais de 130 mil associados, está presente em 95 municípios, sendo que em 29 deles só existe o Sicredi como instituição financeira, tem mais de R$ 1,1 bi de recursos e representa mais de 18% do mercado financeiro do estado.