A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram, nos últimos dias, um diagnóstico nas empresas do setor moveleiro de Sinop. Ao todo foram entrevistados diretores de 40 empresas.
O diagnóstico tem como objetivo levantar as principais necessidades e precariedades do setor, tanto nas indústrias formais quanto nas empresas informais, para a implantação da nova cadeia produtiva, ou arranjos produtivos locais (APL), na região.
Por meio dos resultados do diagnóstico o setor vai elencar as ações que serão desenvolvidas este ano como cursos, consultorias, especialização de mão-de-obra, com objetivo de promover o desenvolvimento da atividade moveleira na região.
Entre as metas do projeto estão a organização, através de lideranças ou cooperação, a capacitação da gestão de produção, e a comercialização, para que possam ser viabilizados o acesso às linhas de crédito
O relatório deve ser apresentado no mês de fevereiro ao setor. No mês de dezembro, empresários estiveram reunidos debatendo o projeto.