Madeireiros de toda a região se reúnem hoje na assembléia geral do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad). Eles farão uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos este ano e traçarão as principais metas para 2007, visando fomentar as vendas e gerar emprego e renda.
A mudança na gestão ambiental do Estado, que passou do Ibama para a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), em janeiro, foi considerada um importante passo para readequação do setor, mas alguns ajustes ainda são considerados necessários. Empresários esperam que novas alterações sejam feitas este ano. Uma das cobranças é a descentralização de alguns serviços oferecidos somente em Cuiabá.
Outro fator considerado importante para o fortalecimento do segmento foi a realização da Promadeira, que reuniu investidores de outros países e oportunizou novas alternativas de mercado para indústrias da região Norte. Na assembléia, que começa às 09h30, na sede do sindicato, também serão aprovadas as contas de 2006 e votado o orçamento para o exercício de 2007.