PUBLICIDADE

Setor madeireiro pressiona Sema e quer força-tarefa

PUBLICIDADE

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Mato Grosso – Sindusmad – aguarda o posicionamento da Secretaria do Estado de Meio Ambiente sobre a criação de uma força-tarefa para análise e liberação de planos de manejo, autorizando a retirada de matéria-prima pelas indústrias do setor.

O presidente José Eduardo Pinto destacou, ao Só Notícias, que a cobrança já foi feita ao secretário Luiz Daldegan, na segunda-feira, pela Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt), e diretores do sindicato. “Vamos fazer pressão e as cobranças continuarão para resolver efetivamente essa questão”, enfatizou.

A morosidade na liberação dos projetos é apontada pelo setor como uma das causas para a retração da indústria madeireira. “A principal causa é a falta da matéria-prima e também a forma como são feitas as ações de fiscalização”, criticou José Eduardo, que assumiu, na última sexta-feira, a presidência do Sindusmad.

A falta de estrutura e efetivo reduzido na secretaria estão sendo questionados ao governador Blairo Maggi, que já admitiu que o órgão “não está dando conta dos trabalhos”, inclusive pela CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – da Assembléia Legislativa, que também quer saber quais os motivos para a morosidade no órgão e possível envolvimento de servidores em esquemas de fraudes.

O secretário Luiz Daldegan foi ouvido pela comissão e confirmou a falta de estrutura. Ele informou que, dos 507 planos protocolizados na Sema, somente 240 foram aprovados.

Pela proposta da criação de uma força-tarefa, a secretaria mobilizaria uma equipe só na análise de projetos e vistoria de áreas. Em contrapartida, o sindicato daria todo suporte com veículos, equipamentos e espaço para as equipes.

A atividade madeireira é responsável pela movimentação econômica e social de mais de 40 municípios da região Norte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradora de Mato Grosso vence reality show nacional com projeto de empreendedorismo periférico

Com 66,53% dos votos, a empreendedora mato-grossense, Diela Nhaque,...

Fluxo de passageiros deve subir 12% no aeroporto de Sinop no fim de ano

Aproximadamente 20 mil embarques e desembarques são esperados no...
PUBLICIDADE