quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Setor madeireiro do Nortão espera que gerente viabilize maior estrutura para Ibama

PUBLICIDADE

O setor madeireiro da região Norte de Mato Grosso aguarda com apreensão e muita expectativa para conhecer o plano de trabalho do novo gerente executivo do Ibama de Mato Grosso, Paulo Maier, nomeado segunda-feira. Ele era chefe do Ibama em Santarém (PA) e foi “promovido”para chefiar o órgão em Mato Grosso.
O diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso – Fiemt- e vice-presidente do Sindusmad- Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso-, Sidnei Bellincata, disse que os industriais madeireiros estão ansiosos para saber as metas de trabalho de Maier. “Acreditamos que ele tenha feito um bom trabalho em Santarém. Temos muitas questões por resolver nas gerências do Ibama de praticamente todo o Estado para que o setor madeireiro possa trabalhar e cumprir nossos contratos com fornecedores”, afirmou Bellincanta.
“No Ibama de Sinop, por exemplo, a qualidade do atendimento é satisfatória, há boa vontade da gerência em solucionar problemas. Porém, falta estrutura, o número de servidores é insuficiente para prestar um atendimento ágil. Esperamos que isso seja resolvido até semana que vem”, acrescentou o diretor da Fiemt. A lentidão tem travado o funcionamento de muitas indústrias madeireiras.

Para Sidnei Bellincanta, a Operação Curpira (que resultou na prisão de ex-chefes do Ibama, servidores e o ex-superintende estadual, além de despachantes e alguns madeireiros) “foi benéfica para os madeireiros que trabalham corretamente. Indiscutivelmente foram banidos do mercado os que viviam com pastas nas mãos sem gerarem empregos e impostos”, afirmou. “Porém, lamentamos que nada efetivamente foi feito para dar maior agilidade nas vistorias e liberação de projetos de manejo (indispensáveis para que madeireiras possam extrair matéria prima), bem como aproveitamento de matéria prima dos desmatamentos legais o que nos deixa profundamente perplexos e ansiosos para que este problema se resolva”, avalia. “Há mais de 60 dias que não há aprovação de planos de manejo e vários estão tramitando no Ibama”, citou. Para ele, uma das prioridades do novo gerente deve ser dotar as gerências com procuradores e demais servidores para agilizar o atendimento ao setor madeireiro, evitando que as indústrias passem momentos econômicos ainda mais difíceis.

O setor madeireiro é a base da economia de muitos municípios na região Norte.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE