Acontece hoje, em Sinop, o workshop “alternativas de uso comercial para resíduos industriais madeireiros – estratégia para geração e sustentação de emprego e renda”, que deve reunir empresários do setor madeireiro participantes da ‘Arranjo Produtivo Local da Madeira’ e o secretário do Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.
No wokshop serão apresentados ao setor os primeiros resultados de estudos e pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre o reaproveitamento dos resíduos das madeireiras para o uso comercial e geração de renda. Os empresários também conhecerão protótipos de produtos que são desenvolvidos de resíduos, por meio de estudos em Sinop e região.
O presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Jaldes Langer, que integrou uma comitiva, juntamente com o secretário Furlan, para conhecer alguns projetos desenvolvidos na Alemanh e buscar idéias que possam ser implantadas no município, disse que é uma maneira inovadora de contribuir para a sustentação do setor, na geração de emprego e renda.
Um levantamento do sindicato apontou que a utilização de peças curtas de madeira, que acabam sendo queimadas pelas empresas, podem aumentar em até 6% o aproveitamento das cargas de toras. “A oportunidade de se desenvolver uma tecnologia prática, que venha a possibilitar o melhor aproveitamento industrial e comercial dos resíduos industriais madeireiros, poderá ter um impacto positivo na rentabilidade das empresas do setor”, destacou Langer.
O evento será às 17 horas, na sede do Sindusmad.