O setor de eletrodomésticos liderou o ranking de reclamações no Procon, ano passado. Ao todo, foram 564 denúncias de aparelhos com defeitos, problemas de troca, entre outros, representando 26,23% do total de pessoas atentidas no órgão de defesa do consumidor. O balanço foi divulgado hoje.
A realidade difere da apresentada em todo país, em 2007, quando a telefonia fixa e celular mantiveram-se no topo da lista entre os Procons, em todo país. Em Sinop, segundo a procuradoria, a telefonia móvel apareceu em segundo lugar, com 347 reclamações (16,13%). A fixa, por sua vez, ocupou a quarta colocação, com 257 denúncias, correspondendo a quase 12%.
As instituições financeiras foram as terceiras colocadas na relação, com 262 casos, informando abusos, problemas com cartões de créditos, entre outros, chegando a 12,18%.
Segundo o balanço, o setor de energia ocupou a quinta colocação, com 78 reclamações (3,62%). Em último, estiveram os consórcios, com 73 (3,39%).
Ao todo, foram 2.150 denúncias na procuradoria ano passado. Foram realizadas 1.574 audiências entre as empresas e os consumidores, na tentativa de resolver os problemas. Destes, 1.351 foram solucionados com êxito.
Em 208 casos não houve acordo entre as partes, e os processos acabaram arquivados. 291 pessoas foram orientadas a procurarem a justiça comum. Ainda foram registrados casos em que o consumidor desistiu de buscar seus direitos, totalizando 128.