Os servidores do órgão de defesa do consumidor passarão por novo treinamento sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) entre os dias 14 e 19, quando o atendimento ao público estará suspenso na unidade sorrisense. As orientações serão dadas pelos gerentes do Procon Estadual e inclui o sistema de atendimento informatizado. “Após a implantação, não só os servidores do Procon de Sorriso perceberam a diferença, como também o consumidor, já que com o Sindec o atendimento está sendo mais rápido e dinâmico. A conseqüência disso é levar conhecimento dos direitos do consumidor àqueles que desconhecem o trabalho realizado pelo órgão”, disse o coordenador municipal do Procon, Joel Martins de Almeida.
Através do sistema, implantado em novembro de 2007, o banco de dados do Procon de Sorriso passou a ser integrado com os órgãos de defesa do consumidor de todo o país. O Sindec possibilita o acesso a gráficos, informações com base em perfis e demandas do consumidor, as empresas denunciadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.