O Fórum Sindical dos Servidores do Estado de Mato Grosso realiza ato público com objetivo de protestar contra aumento salarial de 5,15% encaminhado pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa. O movimento acontece entre 7 e 12 horas de hoje em frente a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Departamento Estadual de Transito (Detran).
Logo após, as 14 horas, os líderes do Fórum se reúnem para uma concentração em frente a Assembléia, onde formarão um expediente para depois levar ao governador do Estado. De acordo com um dos integrantes do Fórum, Orlando Francisco, do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Público (Sintep), o ato começa de forma pacífica e pouco abrangente, mas se o governo insistir nos 5,17% vai haver uma radicalização com paralisações em todas as secretarias. Ele ainda disse que esse percentual está incorreto, pois reflete o cálculo da inflação. Por lei, segundo ele, o reajuste teria que ser de 17,13%.
Segundo nota do governo, foi encaminhado um projeto de lei à Assembléia Legislativa. “O reajuste concedido aos servidores estaduais, no ano passado, foi de 2,81%, ou seja, equivalente a 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). De acordo com a mensagem, o índice de correção anual dos subsídios é extensivo aos servidores civis, militares, e ativos e aos pensionistas do executivo estadual. A política de revisão salarial é ancorada na Lei 8.278 de 2004, que define o período de janeiro a dezembro do ano anterior à data base – maio de cada ano.