sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Serviços on line da secretaria de Fazenda em MT aumentam

PUBLICIDADE

A presença física de contribuintes e contabilistas nas unidades da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) e as ligações à central de atendimento telefônico do órgão já se tornaram dispensáveis em muitas situações. Isso porque, na página eletrônica da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), é ofertada uma extensa lista de serviços e informações tributárias.

Com a implantação, por exemplo, do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-Process), contribuintes e contabilistas não precisam mais se deslocar até as Agências Fazendárias (Agenfas) de seus domicílios fiscais para apresentar seus processos.

Pelo e-Process, podem ser solicitados: revisão do Termo de Apreensão e Depósito (TAD), prorrogação/baixa da Guia de Trânsito de Mercadorias (GTM), homologação de pedido de parcelamento de débitos constantes do Sistema de Conta Corrente Fiscal e processamento de nota fiscal.

A ferramenta permite ao contribuinte e a seus representantes legais protocolizarem qualquer processo e acompanharem seu trâmite diretamente pela internet, sem precisar sair de seus escritórios.

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos, ressalta que a utilização mais frequente desse sistema reduziria sobremaneira o fluxo de usuários nas unidades fazendárias, aumentando a escala de produtividade, visto que a protocolização de processos é um dos serviços mais demandados.

Segundo levantamento realizado pela Superintendência de Atendimento ao Contribuinte (Suac) junto a 115 contribuintes e contabilistas atendidos nas Agenfas de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Cáceres, a protocolização de processos representa 32,1% dos serviços procurados.

Outros serviços bastante solicitados e já disponibilizados na internet são a emissão da guia para pagamento (à vista ou parcelado) do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Documento de Arrecadação (DAR-AUT1) para pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE