PUBLICIDADE

Senar Mato Grosso inaugura nova sede

PUBLICIDADE

Um espaço com estrutura compatível para que os produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso tenham acesso ainda maior à formação profissional rural, promoção social, e eventos para discussão e repasse de novas tecnologias, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá. A nova sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), foi batizada com o nome do Senador Jonas Pinheiro e o auditório do prédio recebeu o nome do ex-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antonio Ernesto de Salvo, pela atuação das duas personalidades na defesa dos interesses do setor agropecuário em todo o país. A solenidade de inauguração da nova sede contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre elas, os superintendentes do Senar de 19 estados e os presidentes de seis federações da Agricultura e Pecuária. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi representada pelo 1ª vice-presidente, Renato Simplício Lopes, que recebeu, em nome da família de Antonio Ernesto de Salvo, as homenagens feitas ao ex-presidente da CNA. “A sede é uma obra justa para o setor que tem grande importância socioeconômica para o estado e todo o Brasil”, frisou o Renato Lopes.

“O Senar/MT se antecipa às necessidades da demanda do estado oferecendo a estrutura adequada para que os produtores e trabalhadores recebam capacitação e também os nossos colaboradores recebam o treinamento constante para atender o nosso público. Esta obra exibe a pujança do setor agropecuário do estado”, disse o presidente do Senar-AR/MT, Normando Corral. Ele destacou que o investimento foi feito com recursos do produtor rural e que o retorno será por meio de treinamentos para a Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social para o setor. O presidente do sistema Famato, Rui Prado, considera que a instituição é uma peça fundamental para o estado. “O conhecimento que será repassado aqui poderá mudar as coisas que aí estão. O que será realizado nesta estrutura vai fazer com que Mato Grosso seja melhor do que o estado já é”, garantiu.

A emoção da família de Jonas Pinheiro e do presidente licenciado do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o deputado federal, Homero Pereira, foi marcante durante a solenidade. Os filhos do senador, Giane e George Pinheiro e das irmãs de Jonas, Epifânia, Rosalina e Benedita participaram do evento. George falou em nome da família, que o pai dele escolheu como bandeira defender a agropecuária porque tinha a convicção de que Mato Grosso precisava do setor. “Ele estava certo! Mato Grosso se desenvolveu e cresceu graças ao agronegócio. Em Brasília, todas as discussões envolvendo a agropecuária passavam pelo gabinete do deputado e depois senador, Jonas Pinheiro”, constatou.

O presidente licenciado da Famato, deputado federal Homero Pereira, também se emocionou ao lembrar a luta das personalidades homenageadas pelo Senar-MT e que para ele, será difícil encontrar líderes do mesmo calibre no país. “Somos passageiros. O que fica são as obras. O importante é o legado que deixamos para as gerações futuras como o que os dois deixaram. Cada um, no seu estilo, contribuiu para o crescimento da agropecuária”, afirmou. Homero também agradeceu o governador Blairo Maggi que ao ceder o terreno de 2,5 hectares para a construção da sede administrativa do Senar e do centro de eventos Cenarium Rural, obra idealizada e construída por ele à frente do sistema Famato. “O governador deu uma clara demonstração da importância que o setor tem para o estado e para o país”. Blairo Maggi que participou do almoço oferecido pelo Senar/MT, falou da sua expectativa. “Espero que este espaço possa ser um local para o encontro, aperfeiçoamento e formação do trabalhador e produtor rural com ganhos para o setor”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cooperativas de mineração artesanal movimentam mais de R$ 144 milhões em Mato Grosso

Dados do anuário do cooperativismo matogrossense apontaram que a...

Mato Grosso tem apagão de biomassa sustentável, diz associação

A Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) informou,...

Custo médio da cesta básica tem primeira queda em mais de dois meses em Cuiabá

Após dez semanas consecutivas de alta, Cuiabá iniciou o...
PUBLICIDADE