PUBLICIDADE

Senai qualificará 400 jovens aprendizes em Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande

PUBLICIDADE

Empresas que precisam contratar jovens aprendizes podem inscrever estudantes nas vagas gratuitas disponíveis em cinco unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Ao todo, são 400 vagas para as qualificações, que serão promovidas em Cuiabá (Senai-Cuiabá e Escola Senai da Construção), Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis. As aulas começam no dia 08 de março e as matrículas ficam abertas até o preenchimento das turmas. A qualificação integra a modalidade de ensino amparada pela Lei da Aprendizagem Industrial, que visa beneficiar jovens em busca do primeiro emprego. Pesquisa do Senai-MT indica que 80% dos jovens aprendizes conseguem efetivar-se no emprego, sendo contratados como profissionais após a conclusão do curso.
 
As indústrias interessadas nas vagas deverão procurar as unidades do Senai para preenchimento das turmas. Os cursos oferecidos neste semestre são: Auxiliar Administrativo Industrial, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Eletricista de Manutenção Industrial, Eletricista Instalador Predial, Mantenedor de Sistema de Automação Industrial, Mecânico de Manutenção Industrial, Operador e Mantenedor de Computador e Operador de Processos na Indústria de Alimentos.
 
A Lei de Aprendizagem Industrial, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, obriga empresas contratar jovens aprendizes em percentual mínimo de 5% do quadro total de funcionários. Pela categoria, além de participar de um curso, todos os alunos recebem no mínimo um salário ao mês durante a vigência do contrato. O perfil exigido para ingresso é idade entre 14 e 24 anos e Ensino Fundamental completo. No entanto, o coordenador da Unidade de Desenvolvimento em Educação Inicial e Continuada do Senai-MT, Mauro Fernandes, explica que áreas com atividades consideradas insalubres exigem idade mínima de 18 anos para ingresso no curso.
 
O coordenador explica também que, estabelecimentos de qualquer natureza, excluindo-se as micro e pequenas empresas e entidades sem fins lucrativos, devem empregar e matricular aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE