O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) prorrogou o prazo para matrículas de cursos técnicos com vagas disponíveis não cobertas pelas bolsas integrais de estudos. A data inicial previa encerramento em 29 de janeiro. Agora, a efetivação poderá ser feita até o fechamento das turmas. Ainda há vagas nos cursos de Segurança do Trabalho (Cuiabá e Rondonópolis), Automação Industrial (Várzea Grande) e Eletrotécnica (Sinop). A aula inaugural será dia 19 de fevereiro, após o 5° Seminário de Educação Profissional, que antecede os preparativos da instituição para o ano letivo.
Em 2009, o Senai-MT ofereceu nove cursos técnicos (Desenvolvimento de Sistemas, Segurança no Trabalho, Alimentos, Processamento de Grãos, Automação Industrial, Mecatrônica, Eletromecânica, Mecânica e Eletrotécnica) distribuídas nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres. Das 440 vagas disponíveis, 200 foram preenchidas por alunos bolsistas aprovados no processo seletivo realizado em novembro de 2009. O investimento da instituição de ensino privada somente com a gratuidade para os cursos técnicos alcançaram R$ 1,42 milhão.
A educação profissional técnica de nível médio tem duração de 24 meses, sendo seis meses de aplicação prática dos conhecimentos mediante o estágio profissional supervisionado. Essa aproximação do aluno estagiário com as indústrias tem sido responsável pelo alto índice de empregabilidade. Pesquisa realizada pelo Senai-MT com alunos que concluíram cursos técnicos em 2007 na instituição aponta que 83,9% deles estão inseridos no mercado de trabalho, sendo que 69,2% exercem a ocupação aprendida nestes dois anos de estudo e outros 19,2% desse universo de empregabilidade atuam em atividades afins ao curso técnico, inclusive como autônomos.