Economia

Senai e governo federal iniciam em 3 cidades de Mato Grosso programa Emprega Mais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (Senai) e o ministério da Economia uniram esforços e criaram o programa Emprega Mais, que visa requalificar profissionais empregados nas indústrias e qualificar pessoas desempregadas, a fim de que possam ingressar no mercado de trabalho. Em Mato Grosso, participarão  neste primeiro ciclo de ofertas as unidades do Senai Cuiabá, Distrito Industrial, Várzea Grande e Rondonópolis.

O programa tem sua estratégia dividida em dois tipos de voucher. O primeiro conta com cursos de qualificação profissional  para pessoas desempregadas que desejam ingressar no segmento industrial.  Para isso, serão ofertados vouchers  chamados de ‘Novo Emprego’  para  indústrias  participantes do programa que poderão beneficiar pessoas desempregadas gratuitamente.  Para os meses de abril e maio serão ofertados os cursos de Operador de Computador e Assistente Administrativo. Trata-se de uma grande oportunidade para que as empresas possam convergir suas demandas de contratação com a necessidade de formação profissional de futuros talentos.

O segundo voucher é destinado ao aperfeiçoamento profissional de trabalhadores que já estão empregados, que serão beneficiados por meio do voucher  ‘Requalifica’.  As empresas industriais poderão indicar seus trabalhadores para capacitações com foco no incremento de produtividade em diversas áreas. Para os meses de abril e maio serão  ofertados os cursos em Gestão de Suprimentos, Gestão da Manutenção, Comandos Elétricos, Climatização e Refrigeração Industrial.

Em Cuiabá, 30 alunos iniciaram hoje o curso Gestão de Suprimentos, com carga horária total de 120 horas. Nesta primeira fase do programa piloto, o Senai MT  irá qualificar trabalhadores para as cinco indústrias.

A informação é da assessoria.

 

Só Notícias (foto: assessoria)