As novas instalações do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Sinop serão inauguradas hoje à noite. O prédio foi ampliado e teve um investimento de R$ 2,5 milhões e deve atender mais de 200 pessoas por dia.
Ampliação de salas de aula, biblioteca, auditório climatizado e com capacidade para 220 pessoas, lanchonete, sala de recreio, laboratório de informática e de tecnologia em madeira, oficinas e marcenaria, fazem parte da obra de 2.330 metros quadrados, que atenderá todo o nortão, desde Sorriso, Peixoto de Azevedo, Vera, Guarantã do Norte, Itaúba, Alta Floresta, Apiacás, Colíder, entre outros.
Também será lançado durante a inauguração o projeto Ensinart, que irá atender jovens, idosos e portadores de necessidades especiais, que visam entrar no mercado de trabalho, com aulas de reaproveitamento da madeira. As aulas serão gratuitas e as inscrições iniciam na segunda-feira. O laboratório de tecnologia em madeira é uma das inovações do Senai, sendo o único na região.
Com a inauguração, novos cursos serão oferecidos pelo Senai, que é um dos principais órgãos de apoio ao setor madeireiro, na qualificação de mão-de-obra. Entre os cursos que serão oferecidos, a maioria é na área industrial, como Mecânica de Automóveis, Movimento e Operação de Produtos Perigosos, Segurança Empilhadeira de Madeira, Segurança Operador de Caldeira, Segurança Operador de Pá Carregadeira , Sistematização Eletrônica Automotiva , Manutenção e Montagem de Transmissão, Motores à Álcool e Gasolina.
Durante o evento também será inaugurada a primeira unidade móvel do Senai: uma carreta com 70 metros quadrados, climatizada e com 15 computadores, tem capacidade para atender 30 alunos e percorrerá vários municípios do estado, com cursos de capacitação.
Estarão na inauguração o presidente da FIEMT – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso- Nereu Pasini, o secretário das Indústrias, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, o diretor geral do Senai Nacional, José Manoel de Aguiar Martins e o diretor do Senai em Mato Grosso, Gilberto Gomes de Figueiredo. A solenidade será às 19:30 horas, na sede do SENAI.