quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Senai apresenta projeto de capacitação com 800 vagas para Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) apresentou esta semana à gestão municipal o projeto Capacita Sorriso – que tem como objetivo atender o setor produtivo da região, além de garantir emprego e renda para a população. Ao todo, estão previstas 800 vagas, com 40 turmas, para a qualificação profissional em áreas como gestão, metal mecânica, construção civil, alimentos e bebidas, automotiva, soldagem, tecnologia da informação e vestuário.

A iniciativa foi demonstrada ao prefeito do município, Ari Lafin, e à primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucelia Ferro, pelo diretor regional, Carlos Braguini, e pela gerente da unidade de Sorriso, Sheila Katie. O encontro contou ainda com a participação do vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, o secretário de Desenvolvimento Social, Claudio Druzina, e o coordenador do Centro de Atendimento ao Empreendedor de Sorriso, Leonardo Kozak.

Segundo Carlos Braguini, o compromisso junto a prefeitura é executar ações concretas de responsabilidade social que promovem rápida inserção no mercado de trabalho.

“Nós transformamos vidas para que a indústria seja mais competitiva. A partir do momento que as pessoas têm acesso à qualificação, ao conhecimento e melhoram a sua capacidade de resolver problemas, de acessar oportunidades de emprego, elas se desenvolvem, as empresas se desenvolvem, os municípios crescem. O resultado é uma sociedade mais digna, mais justa, com distribuição de oferta de emprego e de renda”, reforçou.

Na avaliação do prefeito Ari Lafin, Sorriso possui números de crescimento expressivo, mas precisa acompanhar a demanda gerada pela Indústria e, por isso, as qualificações são necessárias.

“Parceria com o Senai é importante para o para que nós possamos continuar crescendo de forma sustentável. Estamos buscando mais informações e uma proposta está surgindo para formação e a capacitação em diversas áreas que, hoje, são exigidas para fazer com que Sorriso possa acompanhar este crescimento”.

Segundo a assessoria, o projeto faz parte das estratégias do Senai MT para a melhoria da qualificação profissional no estado, uma vez que, de acordo com o Mapa do Trabalho, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, até 2025, Mato Grosso precisará qualificar 178 mil pessoas em ocupações industriais. Destes, 39 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e cerca de 139 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

O vice-presidente da Fiemt, Silvio Rangel, destacou o papel do sistema Indústria no apoio às políticas de desenvolvimento do setor e a formação de pessoas especializadas e qualificadas é uma delas.

“Esse é o nosso apoiar, incentivar e trabalhar para o desenvolvimento indústria. A qualificação é um dos gargalos para o crescimento de alguns setores, por isso, essa parceria com as prefeituras para qualificação é tão importante, significa mais desenvolvimento econômico e social para a região”, apontou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE