O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, Valter Pereira (PMDB-MS), fez hoje um apelo para que o governo coloque no mercado, por meio de leilões governamentais, um milhão de toneladas do trigo estocado da safra passada, para evitar aumento dos derivados do cereal.
“Caso contrário, o governo poderá colher uma péssima notícia neste semestre: a volta do crescimento da inflação”, alertou o senador, no início da reunião da Comissão.
Valter Pereira lembrou que o Brasil necessita, anualmente, de de milhões de toneladas de trigo por ano para abastecer o mercado interno, mas só produz cinco milhões. A preocupação, segundo explica, é porque as indústrias que importam o produto dos Estados Unidos estão se deparando com altas superiores a 30% em comparação a cotações feitas há 30 dias, quando a tonelada do cereal americano era de US$ 178.
Segundo Valter Pereira, a busca do trigo no mercado externo será inevitável entre agosto e início de outubro, quando entra a safra brasileira, e o reflexo direto, caso o governo federal não tome uma providência, “será o possível aumento dos derivados do trigo, principalmente o pãozinho nosso de cada dia”.