PUBLICIDADE

Sema fará mutirão nos manejos para amenizar crise nas madeireiras

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alexander Maia, se comprometeu em realizar um mutirão dentro da pasta para a aprovação de um montante de cem processos de manejo ambiental que estão parados no órgão e travando o setor de base florestal mato-grossense. A situação dos empresários do setor se agravou mais ainda depois que os servidores da Sema entraram em greve. Ou seja, o sistema que já era burocrático e lento, acabou piorando.

•Siga Só Notícias no Twitter

O compromisso de agilizar este montante de planos foi acordado durante reunião entre o secretário, diretores do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), empresários do setor de base florestal de Sinop e região, hoje pela manhã, em Cuiabá. Ao Só Notícias, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, afirmou que estes cem projetos de manejo devem ficar prontos até o final deste mês e, com isso, desafogar o setor.

Segundo ele, os empresários fizeram uma longa exposição da situação do setor ao secretário e das possíveis complicações que os projetos parados poderiam causar a economia do Estado. Com base nestas informações, Maia afirmou que o setor da Sema que cuida dos processos de manejo foi um dos menos afetados pela greve, mas que independente deste fato, se comprometeu em realizar esta “força tarefa” para amenizar a crise que começa a assolar o setor.

Com esta medida, ele acredita que os empresários possam conseguir trabalhar e refazer o estoque necessário para trabalhar durante o período de chuva. “A aprovação destes cem projetos de manejo é uma necessidade vital para o setor”, explicou.

Conforme Só Notícias já informou, José Eduardo, em entrevista coletiva, no sábado (30 de julho), fez uma ampla exposição dos prejuízos que o setor vem calculando com a greve da Sema. Segundo ele, a situação já causou a demissão de dois mil trabalhadores em todo o Estado e o setor está trabalhando na casa de 50% a 60% do que poderia estar em função do mercado e capacidade instalada.

Conforme dados do setor com base nas informações da Sema, até a última quarta-feira (27), foram aprovados apenas 87 planos de manejos no Estado. O mesmo levantamento aponta que em 2010 foram aprovados 164 e, em 2009, 244. Já em 2008, fechou em 284 aprovações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE