terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema emite licença para empresa começar a implantar aterro sanitário em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

A secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) emitiu a licença de instalação, dando o aval para a Sanorte começar a implantar o aterro sanitário em uma área de 100 hectares, entre Sinop e Santa Carmem. Segundo a engenheira ambiental e coordenadora técnica da empresa, Renata Grasel, a previsão é que, em até cinco meses, o local esteja apto a receber centenas de toneladas de resíduos de municípios da região.

“Em 15 dias, as obras devem estar iniciando na área, com previsão de conclusão em 60 dias. Depois da implantação, é emitido relatório para que a Sema volte a fazer vistoria na área com intuito de verificar se todos os mecanismos de segurança foram implementados. Aí, se libera a licença de operação. Acredito que deve levar de quatro a cinco meses para início da operação”, explicou a engenheira, ao Só Notícias.

A estimativa da empresa é que sejam investidos cerca de R$ 30 milhões em 25 anos. “Os investimentos sofrem alteração constantemente. Ao longo deste período, a gente trabalha com esta média de investimento. Agora, a gente vai atualizar todas estas questões, sobre o quanto vai ser investido, alterações no projeto executivo”, disse Renata.

A Sanorte começou os trâmites para implantação do aterro ainda em 2015, com previsão de operação para 2017. Mudanças internas na Sema, segundo Renata, acabaram por atrasar o início das obras. “A gente protocolou todas as pendências internas e aguardávamos a análise do órgão fiscalizador. Internamente, houve muita mudança na Sema neste período e isso acabou tardiando um pouco a análise”.

Com a implantação do aterro, Sinop e outros municípios, que hoje destinam resíduos para Primaverinha (também operado pela Sanorte), em Sorriso, poderão reduzir custos com os transportes. “Este é o motivo da nossa urgência. Hoje atendemos cerca de 14 municípios. Os mais próximos, automaticamente serão alocados para o aterro de Sinop, reduzindo gastos com o dinheiro público”.

Além de Sinop, o novo aterro deve beneficiar também os municípios de Santa Carmem, Vera, Cláudia, União do Sul, Colíder, Tabaporã, Feliz Natal, Marcelândia, Itaúba, Terra Nova do Norte e Nova Canaã.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...

Empresas que devem ICMs em Mato Grosso podem renegociar e ter 40% de descontos

As empresas mato-grossenses que devem Imposto sobre Circulação de...
PUBLICIDADE