sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Sema dispensa vistoria prévia em projetos de manejo sustentável em MT

PUBLICIDADE

Após reunião com empresários do setor de base florestal, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, concordou com a dispensa de vistoria prévia para os Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs). Desde o início deste ano, foram autorizados 55 PMFSs e Planos de Exploração Florestal (PEFs), que correspondem a 886 mil metros cúbicos de tora. Eles estão concentrados principalmente em Aripuanã, Juína, Juara, Apiacás e Itaúba.

A quantidade de aprovações mantém a média do ano passado, disse Peterlini. No entanto, na época, o setor de base florestal enfrentou dificuldades em garantir matéria-prima para operação das indústrias por causa do atraso na aprovação dos PMFSs, como lembrou o empresário e presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Gleison Tagliari. Além dele, estiveram presentes à reunião representantes do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava) e do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento, que não participou da reunião por conflito de agenda, ainda assim, avaliou que a reunião com a secretária de Meio Ambiente foi produtiva, mas o setor florestal ainda aguarda maior celeridade para o destrave dos processos de licenciamento, cuja demora prejudica sobremaneira o segmento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã do Norte ganha mais de 500 empresas e Peixoto 279

A economia de Guarantã do Norte segue crescendo e,...

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE