PUBLICIDADE

Sema define implantação do programa de “Produção Mais Limpa” em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Até o mês de maio Mato Grosso já terá implantado o Fórum Estadual de Produção Mais Limpa. O conselho, formado por representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da sociedade civil organizada, terá a missão de incentivar as empresas que utilizam os recursos naturais como água e a madeira, a utilizarem tecnologias que garantam o uso racional da matéria prima, promovendo a redução dos custos de produção e minizando os prejuízos causados ao meio ambiente.

O Fórum de Produção Mais Limpa foi criado pelo ministério do Meio Ambiente em 1989, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida à população brasileira que habita as cidades. Cabe a cada Estado colocar em prática o projeto, através da escolha dos integrantes do conselho que tem a responsabilidade de gerir o programa e a realização de seminários e campanhas de conscientização junto ao empresariado.

A criação do fórum mato-grossense foi discutida na última segunda-feira (13/03), durante o l° Workshop de Produção Mais Limpa, realizado no auditório da secretaria de Meio Ambiente (Sema). Na oportunidade ficou estabelecido a realização de uma conferência estadual programada para o mês de abril e a implantação definitiva do conselho durante o 8° Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas (Forest), que será realizado de 22 a 25 de maio em Cuiabá.

Na prática, o conselho fará campanhas regionais estimulando o empresariado a investir em tecnologias baratas e que aproveitam praticamente tudo da matéria prima. O principal exemplo vem da indústria madeireira. “Numa cerraria hoje, apenas a tora beneficiada desperta interesse comercial, mas a casca da madeira e outros resíduos também podem ser aproveitados. Com isso o empresário aumenta os seus lucros e o meio ambiente também ganha com a redução da poluição” diz Eduardo Figueiredo, Coordenador de Resíduos Sólidos da Sema.

A experiência tem sido desenvolvida com sucesso em outros estados como São Paulo e Minas Gerais. Em Mato Grosso, a secretaria de Meio Ambiente, contará com o apoio de entidades de classe como Federação das Indútrias (Fiemt), Famato, Sindicato dos Madeireiros e outros representantes da sociedade organizada, para tentar conscientizar os empresários locais sobre a importância da inclusão no programa de Produção Mais Limpa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradora de Mato Grosso vence reality show nacional com projeto de empreendedorismo periférico

Com 66,53% dos votos, a empreendedora mato-grossense, Diela Nhaque,...

Fluxo de passageiros deve subir 12% no aeroporto de Sinop no fim de ano

Aproximadamente 20 mil embarques e desembarques são esperados no...
PUBLICIDADE