PUBLICIDADE

Sefaz e Receita Federal fazem parceria para combater sonegação fiscal em MT

PUBLICIDADE

Com o intuito de intensificar o combate à sonegação fiscal em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Fazenda e a Receita Federal firmarão uma parceria para o compartilhamento de informações econômico-fiscal entre os órgãos. A iniciativa faz parte da reestruturação do Núcleo de Inteligência e Investigação Fiscal (NIIF) da Sefaz, que trabalha integrado ao Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Em reunião, ontem, na delegacia da Receita Federal, em Cuiabá, o secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, afirmou que a integração entre os órgãos preencherá uma lacuna na Sefaz. Enfatizou que, com a troca de informações, a expectativa é dar mais velocidade nos trâmites e fortalecer o combate às empresas que possam estar sonegando no Estado.

A delegada titular da Receita Federal em Mato Grosso, Marcela Rizzi, observou que a parceria é positiva para a sociedade, uma vez que há diversas ações e operações que podem ser realizadas em conjunto, impactando diretamente tanto na arrecadação quanto na fiscalização de tributos federais e estaduais.

“O primeiro passo necessário é justamente o compartilhamento de informações, e a partir daí, dessa aproximação entre Sefaz e Receita Federal, nós possamos reunir e tratar as diretrizes de possíveis ações conjuntas que vão trazer um efeito positivo, de maior alcance da atividade fiscal para as questões que são de interesse dos dois órgãos”.

O serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) também está envolvido na parceria para auxiliar a equipe técnica da Sefaz. “A Sesp entra como um braço da inteligência da Secretaria de Fazenda e vamos costurar esse projeto a quatro mãos. É importante enfatizar que todas as ações realizadas pelo Cira tiveram grande envolvimento da Sesp. A Sefaz não conseguiria se não fosse o apoio do secretário Fábio Galindo e equipe”, destacou Brustolin.

O convênio entre Sefaz e Receita Federal já está sendo construído e a assinatura para oficializar a parceria será em março. O secretário de Fazenda explicou que diversos sistemas serão integrados e customizados para que os servidores tenham agilidade ao fazerem uma pesquisa e pontuou, ainda, que há um dispositivo entre os fiscais de ambos os órgãos que favorece essa troca de informações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis sobe em Sinop, aponta ANP

A nova pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás...

Empresas estão contratando 260 em Sinop; alguns salários são R$ 4,5 mil

A capital do Nortão iniciou a semana com empresas...

Líder em MT, Sorriso chega a R$ 11,8 bilhões em exportações; soja e milho lideram

Indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 9,7% dos...

Secretário apresenta na China potencialidades de Lucas do Rio Verde

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade,...
PUBLICIDADE