PUBLICIDADE

Sefaz diz que subfaturamento de mercadorias apreendidas em MT passa de 2000%

PUBLICIDADE

Mercadorias subfaturadas em mais de 2000% foram constatadas por agentes de Tributos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso durante intensificação de ação fiscal realizada junto a transportadoras de cargas, na primeira quinzena de agosto, no Posto Fiscal Flávio Gomes, em Cuiabá. A ação foi desenvolvida em continuidade à Operação Tolerância Zero, deflagrada em abril deste ano.

Por conta da prática do subfaturamento de mercadorias e de outros crimes contra a ordem tributária, foram lavrados 207 Termos de Apreensão e Depósito (TAD’s), no valor total de R$ 236 mil, referentes ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e a multas.

Entre as infrações verificadas, a maior parte delas se refere à prática do subfaturamento. Outra irregularidade detectada foi produtos transportados sem a devida documentação fiscal.

Foram conferidos 102 cargas e 2.117 volumes nas transportadoras atendidas no Flávio Gomes, por meio do Sistema Eletrônico de Controle de Notas Fiscais (EDI-Fiscal).

Diante da comprovação de que a prática do subfaturamento tem se intensificado nas transportadoras de cargas e mercadorias do Estado, a Sefaz deflagrou, no mês de abril deste ano, a Operação Tolerância Zero.

O secretário de Fazenda, Eder Moraes, observa que muitas empresas têm negociado com as fábricas os preços declarados nas notas fiscais, geralmente, bem abaixo do valor real, com o intuito de reduzir drasticamente o valor do ICMS a ser recolhido. “Apesar disso, essas empresas continuam penalizando o consumidor final com os preços praticados na praça”, frisa o titular da Sefaz.

Para conter o subfaturamento e outras eventuais fraudes fiscais, a Secretaria de Fazenda tem investido constantemente na reformulação do sistema eletrônico de cruzamento de dados dos contribuintes e dos procedimentos de fiscalização no trânsito de mercadorias.

A Operação Tolerância Zero está sendo desenvolvida pela Gerência de Controle de Transportadoras (GECT) da Superintendência de Fiscalização (Sufis) da Sefaz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE