As equipes da Secretaria de Estado de Educação, responsáveis pela elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), visitam uma nova etapa de municípios para auxiliar a elaboração do plano. A nova etapa contemplará 14 cidades, e a previsão é que em julho 100% de Mato Grosso esteja com o projeto elaborado.
Com os municípios de Colíder, Feliz Natal, Vera, Cláudia,União do Sul, Nova Mutum, Torixoréu, Ribeirãizinho, Ponte Branca, Araguainha, Nova Monte Verde, Apiacás e Nova Bandeirante chegam a mais de 81% o número de municípios com os planos em elaboração, elaborados e encaminhados ao MEC/FNDE para análise técnica.
Mato Grosso foi pioneiro na implantação do PAR estadual e na capacitação de equipes da Seduc para a elaboração do PAR dos municípios. Diferente do que acontece nos demais Estados do país, em que consultores do Ministério elaboram o PAR dos municípios. “Com isso a Seduc tem um diagnóstico real de toda a educação pública dos 141 municípios, o que facilita ações articuladas entre Estado, municípios e MEC”, informa a professora e integrante da equipe PAR, na Seduc, Maria Elisa Soares.
O primeiro passo para que os municípios recebam a orientação técnica é a adesão ao termo de compromisso “Todos pela Educação”. Um documento com 28 metas a serem cumpridas. Conforme a equipe do PAR, da Seduc, parte dos Planos de Ações já estão elaborados e foram encaminhados para o MEC/FNDE. O resultado é que muitos já foram analisados ou estão em fase de análise técnica e outros na fase de execução.
Na elaboração do PAR as equipes reunidas com os grupos municipais trabalham quatro dimensões que envolvem a Gestão Educacional, Formação de Professores e Profissionais de Serviço de Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos. A partir dessas dimensões os municípios pontuam quais as maiores deficiências e são geradas ações e subações necessárias para reverter os indicadores educacionais.