PUBLICIDADE

Seduc cobra elaboração de plano de ações em municípios do Nortão

PUBLICIDADE

As equipes da Secretaria de Estado de Educação, responsáveis pela elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), visitam uma nova etapa de municípios para auxiliar a elaboração do plano. A nova etapa contemplará 14 cidades, e a previsão é que em julho 100% de Mato Grosso esteja com o projeto elaborado.

Com os municípios de Colíder, Feliz Natal, Vera, Cláudia,União do Sul, Nova Mutum, Torixoréu, Ribeirãizinho, Ponte Branca, Araguainha, Nova Monte Verde, Apiacás e Nova Bandeirante chegam a mais de 81% o número de municípios com os planos em elaboração, elaborados e encaminhados ao MEC/FNDE para análise técnica.

Mato Grosso foi pioneiro na implantação do PAR estadual e na capacitação de equipes da Seduc para a elaboração do PAR dos municípios. Diferente do que acontece nos demais Estados do país, em que consultores do Ministério elaboram o PAR dos municípios. “Com isso a Seduc tem um diagnóstico real de toda a educação pública dos 141 municípios, o que facilita ações articuladas entre Estado, municípios e MEC”, informa a professora e integrante da equipe PAR, na Seduc, Maria Elisa Soares.

O primeiro passo para que os municípios recebam a orientação técnica é a adesão ao termo de compromisso “Todos pela Educação”. Um documento com 28 metas a serem cumpridas. Conforme a equipe do PAR, da Seduc, parte dos Planos de Ações já estão elaborados e foram encaminhados para o MEC/FNDE. O resultado é que muitos já foram analisados ou estão em fase de análise técnica e outros na fase de execução.

Na elaboração do PAR as equipes reunidas com os grupos municipais trabalham quatro dimensões que envolvem a Gestão Educacional, Formação de Professores e Profissionais de Serviço de Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos. A partir dessas dimensões os municípios pontuam quais as maiores deficiências e são geradas ações e subações necessárias para reverter os indicadores educacionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT deve enviar estudos da ferrovia Sinop-Miritituba ao TCU este ano e prevê leilão em 2026

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),...

Empresas ofertam 145 vagas de empregos em Sorriso

Empresas e indústrias em Sorriso divulgaram 145 novas oportunidades...

Cresce número de novas empresas em Sorriso e Lucas do Rio Verde

Sorriso ganhou 345 empresas, em junho, conforme dados do...

Empresas em Colíder divulgam novas vagas de empregos e alguns salários até R$ 4 mil

Empresas e indústrias no município divulgaram 45 novas ofertas...
PUBLICIDADE