
Brustolin explica que a reunião dos secretários de Fazenda segue o movimento iniciado pelo governador Pedro Taques, que vem se reunindo com governadores de estados das regiões Centro-Oeste e Norte a fim de unir os chefes do Poder Executivo em prol do desenvolvimento local e, ainda, elaborar uma pauta de reivindicações a serem feitas junto ao governo federal.
De acordo com Brustolin, a decisão de juntar os secretários de Fazenda surgiu durante o último encontro do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizado no Rio de Janeiro, em julho. “A partir desse mês começamos a trabalhar em bloco todas as questões relativas ao governo federal, como assuntos ligados ao Tesouro Nacional, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também aos projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado”.
Além disso, o secretário explicou que as demandas dos estados participantes são parecidas, já que são essencialmente agroexportadores e possuem questões semelhantes a serem negociadas com o governo federal. “Essa é a primeira iniciativa neste sentido e estamos nos unindo porque acreditamos que juntos temos uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e grande representatividade do ponto de vista de comércio exterior”.


