A direção da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces) deve fortalecer, hoje, com o secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, o pedido para a construção da hidrovia Teles Pires-Tapajós (ligando o Nortão de Mato Grosso ao porto em Santarém-PA). “Passaremos documentos para que o secretário possa estar reivindicando a nível de governo estadual e federal para serem feitas as esclusas no momento da construção da barragens. Estaremos mostrando slides e reportagem, estaremos debatendo junto com outras associações comerciais de outras cidades”, explicou, ao Só Notícias, o presidente da Aces Sinop, Mauro Muller. As eclusas são obras de engenharia hidráulica permitindo que barcos subam ou desçam rios em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras).
A reunião está programada para às 17h, no Sindusmad. Representantes de 35 associações comerciais da região foram convidadas para participar, bem como deputados e outras lideranças políticas. De acordo com Muller, o assunto a ser discutido é o mesmo já debatido com o governador Silval Barbosa, no mês passado, em Sinop.
Na ocasião, a direção da associação entregou um estudo apontando a economia de até R$ 3 bilhões na área de logística com a instalação da hidrovia, além de apontar outros benefícios, como redução no tráfego nas rodovias e, consequentemente, no número de acidentes e conservação das estradas.
Do Nortão podem ser escoados pela hidrovia, grãos, carne, madeira e também importadps via porto paraense dezenas de insumos para diversas atividades do setor produtivo.