Na capital do Nortão, 6.219 novas empresas de micro, pequeno, médio e grande portes iniciaram suas atividades entre janeiro e agosto, constatou o ministério da Economia. Destas, 4.740 são MEIs (microempreendedores individuais). Segmentos de vestuários e acessórios, promoção em vendas, obras de alvenaria, salões de beleza, transporte rodoviário de cargas e serviços, atividades estéticas, lanchonetes, dentre outros representam o maior volume de novos negócios.
Entre estes novos, 5.660 são microempresas, 354 de pequeno porte e outras 205 de segmentos diversos. Foram abertas 678 empresas a mais que o mesmo período, no ano passado, demonstrando aumento de 14,15% na abertura de novas empresas. Por outro lado, 2.837 empresas tiveram suas atividades encerradas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, disse, ao Só Notícias, que o setor econômico do país está em ascensão, com a abertura de novos mercados e investimentos, Sinop tem se destacado na abertura de empresas. “As MEIs, a gente percebe até porque nós estamos direcionando ações principalmente para aqueles que estão à margem de uma legislação, são autônomos que a gente quer dar uma identidade fiscal, eles estão atendendo os anseios do município para que eles firmem empresa.”
“Isso proporciona esse incremento acelerado que Sinop tem mostrado nos últimos anos. Esse cenário econômico brasileiro, contempla em especial os bons mercados econômicos, o que Sinop oferece. Em todos os setores, a gente percebe um crescimento muito acima do normal que se observa em grandes regiões, inclusive do Norte, Sudeste e em alguns estados do Nordeste, o crescimento acelerado da economia como opção de investimento econômico de Sinop ou da região, é diferenciado, ou até maior para em comparativo a isso. A gente percebe muita gente vindo, muita gente se profissionalizando, criando uma empresa e consequentemente fazendo parte da grande demanda de serviços que tem em Sinop.”
Ainda segundo Serafini, com a inovação tecnológica cada vez mais presente, o crescimento se torna constante. “Esse aquecimento ele deve continuar e apesar das taxas de juros que são altíssimas, inclusive para o empreendedorismo. Pode até ser que ele não bata recordes em número de grandes empresas, mas talvez possa bater o recorde em dar a continuidade de volumes cada vez maiores. Isso mostra que Sinop é a grande líder, não só populacional, mas com o leque de prestadores de serviços de todos os níveis que solidifica a nossa economia.”
Atualmente, Sinop tem 34.181 mil empresas ativas em diversos segmentos, o maior número na região Norte.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


