Atendendo a um convite do governo dos Estados Unidos da América (EUA), por meio de seu embaixador no Brasil, Clifford M. Sobel, o secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luís Henrique Daldegan, participará de uma série de eventos que integram o seminário “Conservation of Biodiversity and Sustainable Development” (Conservação da biodiversidade e sustentabilidade ambiental).
Daldegan explica que o convite se deve ao interesse dos norte-americanos em conhecer mais sobre a gestão ambiental que vem sendo realizada em Mato Grosso e em trocar experiências. O secretário observa que apenas dois gestores brasileiros foram convidados para participar do evento; ele e o secretário de agricultura do Pará, Cássio Pereira.
Em Washington, visitará a Agência de Proteção Ambiental e participa, na Universidade da Capital norte-americana, de uma palestra sobre garantia dos recursos naturais e avaliação de impactos ambientais. “Vamos visitar e conhecer também o US Trade – Ministério do Comércio onde conheceremos políticas relacionadas com a proteção ambiental. Na seqüência iremos visitar o instituto de pesquisas e desenvolvimento “Resource for the future”, afirmou Daldegan.
Ainda em Washington, os secretários visitam agências de regulação federais, o Banco Mundial (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de se reunir com a Comissão de Meio Ambiente do Congresso Americano.
Já no Estado da Pensilvânia, participam de outra palestra sobre sustentabilidade dos produtos agrícolas, quando mostram como acontece em Mato Grosso. Desta palestra participarão ainda, produtores de alimentos da Associação da Agricultura Sustentável. Na universidade Allen Town, Daldegan troca experiências com técnicos do setor sobre assuntos relacionados à área ambiental.
Em Miami, na Flórida, Daldegan visita a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e conhece o sistema de monitoramento ambiental via satélite e participa de palestras sobre medidas para a conservação da biodiversidade e o papel dos empreendimentos do setor privado e sobre o desmatamento e crescimento urbano. O secretário visita o Parque Nacional “Everglades”, que aponta como “o Pantanal deles”. Depois participa de um encontro de secretários de Desenvolvimento Ambiental daquele Estado e visita a Associação Ambiental dos Produtores Rurais da Flórida.
No Estado do Kentucky, Luís Henrique Daldegan visita a universidade estadual onde conhecerá estudos sobre manejo florestal e Ecologia. No College Farm (Faculdade Agrícola) ele conhece modelos de agricultura sustentável, lavouras de soja e milho e debate bioenergia com técnicos da instituição. Em seguida visita a Fundação Packard, onde debate o projeto “Liderança Kentucky para a Sustentabilidade”.
Na última etapa do evento, o secretário vai à cidade de Sacramento, no Estado da Califórnia onde debate fontes renováveis; agricultura sustentável e eficiência no uso da água, além de visitar o Departamento de Alimento e Agricultura e o Centro Nacional de Tecnologia e Agricultura Sustentável da Califórnia, ocasião em que deve estar presente o governador do Estado e ator, Arnold Schwarzenegger.
Ainda no Estado, Daldegan participa de dois seminários promovidos pela Universidade da Califórnia, promovidos pelo Departamento de Agricultura e o de Ciências Ambientais da instituição, além de participar de mais duas reuniões sobre renovação e desperdício de alimentos promovidas pela empresa Novozymes, líder mundial em biotecnologia.
Sobre a Califórnia, o secretário informou que o Estado assinou o protocolo de Kioto, uma agenda mundial contra a degradação ambiental e destacou que é um dos Estados norte-americanos onde a política ambiental é mais avançada e cujo Produto Interno Bruto supera ao PIB de todo o Brasil. Finalmente, Daldegan assinalou que todas as despesas com locomoção e estadia nos eventos correrão por conta do governo dos EUA.