sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário admite mudanças em projeto de parque florestal no Nortão

PUBLICIDADE

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado, reuniu-se, sexta-feira, em Claudia (90 km de Sinop) com prefeitos da região, vereadores e dirigentes de sindicatos, associações e entidades de classe da região e explicou o projeto criando o Parque das Castanheiras, cuja proposta original seria de uma área de 383 mil hectares, começando praticamente na divisa entre Sinop e Claudia (lado direito da BR-163) fazendo divisa com municípios de Marcelândia, Itaúba e União do Sul, além de Sinop.
“Viemos justamente para ouvir as propostas alternativas e identificar também aos prefeitos, a intenção do Estado de ampliar suas unidades de conservação, não necessariamente nas unidades de limites propostos, não necessariamente na inspeção proposta. Mas a comunidade ouviu a importância das unidades de conservação, seja em razão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, que diminuirá para os municípios, mas potências de pesquisa científica e sobretudo do eco-turismo, que nós temos muito a ganhar com isso. Então, não é de maneira nenhuma, nada que vai ser obstáculo e vai prejudicar a atividade produtiva. Nós estamos buscando conservar aquilo que está em estado de conservação”, explicou o secretário.

Há muitas lideranças contrárias ao projeto, principalmente porque ocuparia, por exemplo, cerca de 147 mil hectares de terras produtivas de Cláudia. “O projeto é uma idéia que não está ainda definida. O governo tem o interesse de aumentar as áreas de preservação, não necessariamente nessa região. Nós temos uma preocupação específica com a beleza e a importância das castanheiras, mas também lá verificamos o projeto de reflorestamentos das castanheiras. Temos também que levar em consideração”, relata o secretário, que ouviu as propostas das lideranças políticas e dos setores madeireiro, da agricultura e comércio do município, que se posicionam contra a criação do parque. “As propostas vêm de uma conservação em cima do interesse econômico e do reflorestamento da região, observando a legislação vigente, mantendo as propriedades particulares, sem que haja a proibição dos desmatamentos dentro dos limites legais”.

Segundo relato de autoridades políticas de Claudia, 40% da produção madeireira e agropecuária do município ficam nestas áreas. Entre as autoridades presentes nos debates em Claudia, estiveram os prefeitos Altamir Kurten, de Cláudia, Adalberto Diamante, de Marcelândia, Ênio Alves, de União do Sul, e de Itaúba, Levino Heller, e o deputado Dilceu Dal Bosco.

No período da tarde o secretário também esteve reunido com prefeitos, vereadores, secretários, sindicatos e empresários dos municípios de Sinop, Sorriso, Claudia, Vera, Feliz Natal, Guarantã do Norte, e Itaúba, para discutir sobre as novas atribuições da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), e buscar identificar os problemas que a região está enfrentando.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...

Sorriso tem melhor marca de passageiros no 1º trimestre no aeroporto

O aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin registrou, em...

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...
PUBLICIDADE