PUBLICIDADE

Secretaria intensifica fiscalização a combustível transportado para Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), em conjunto com a Delegacia Fazendária e a Polícia Militar, fez fiscalização intensiva ao segmento de combustíveis, no Posto Fiscal Flávio Gomes, localizado na BR-364, em Cuiabá. A operação visou a coibir a evasão fiscal no setor e a monitorar a qualidade dos combustíveis.

Das 4h até por volta das 12h, a equipe envolvida na ação fiscalizou 21 caminhões-tanque. Foram verificados a autenticidade das notas fiscais, a procedência e o destino do combustível, para constatar se a movimentação estava sendo realizada entre agentes econômicos autorizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) ou para grandes consumidores.

Também foi feita a análise qualitativa do combustível, para checar se o tipo de produto transportado correspondia com o especificado na nota fiscal. Para capacitar os agentes e fiscais de Tributos para realizar este tipo de fiscalização, a Secretaria da Fazenda mantém um convênio com a ANP, que contempla capacitação específica em fiscalização de combustíveis, em termos de aferição de qualidade e quantidade.

Nenhuma irregularidade configurando crime contra a ordem tributária foi detectada. Determinada pelo secretário de Fazenda, Éder Moraes, a operação foi motivada por denúncias de sonegação tributária no segmento. “Também queremos combater o subfaturamento marrom, ou seja, transportar gasolina e no documento fiscal constar como diesel, visto que a alíquota é menor”, afirmou o secretário.

Da Secretaria de Fazenda, estiveram envolvidos na operação fiscais e agentes de Tributos da Superintendência de Fiscalização (Sufis) e Superintendência de Execução Desconcentrada (Sued). Da Delegacia Fazendária, participaram também o delegado Rogério Modelli e mais nove investigadores.

Ações pontuais como esta vêm sendo realizadas rotineiramente pela Sefaz junto ao segmento de combustíveis e a outros que apresentem indícios de irregularidades fiscais. E foi justamente a intensificação das ações no combate à evasão fiscal um dos fatores que levaram a receita tributária do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a ter aumento real de 16% no primeiro semestre deste ano.

A maior arrecadação do ICMS foi junto ao segmento de combustíveis: R$ 478 milhões. Comparando-se com janeiro a junho de 2007, houve crescimento de 4,8%, tímido, na opinião do secretário de Fazenda. “O segmento de combustíveis tem potencial para arrecadar bem mais. Vamos trabalhar para isso, ao intensificar as ações de fiscalização”, conclui Éder Moraes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE