A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) inaugura, nesta quarta-feira, às 10h, o Centro de Atendimento Empresarial (CAE) da capital. Trata-se de um projeto criado pelo Executivo Estadual em parceria com a Prefeitura da Cuiabá e o Sebrae. Atualmente existem 51 CAEs em Mato Grosso, criados com o objetivo de servirem como suporte local a micro e pequenos empreendedores.
O novo CAE faz parte das ações do acordo de resultados assinado, ontem, entre o governador Pedro Taques e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo. A pasta deu início à reestruturação para consolidar os 51 CAEs e também vai instalar outras unidades em municípios ainda não atendidos.
“Os CAEs são muito importantes porque são espaços onde o empreendedor pode tirar dúvidas, adquirir conhecimento e estar a par de novidades do setor. O Governo quer fomentar a economia regional, criando um bom ambiente de negócios para atrair novos investimentos, o que inclui as categorias de micro e pequenas empresas”, explica Paludo.
Criados pelo Executivo, os CAEs funcionam em parceria com prefeituras e entidades empresariais. O trabalho de reestruturação e instalação de novas unidades é coordenado pelo secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Sedec, Leopoldo Mendonça, e o superintendente de Projetos Especiais da pasta, Sebastião Moraes. Reuniões já estão sendo realizadas com os parceiros no interior para levar informações sobre os trabalhos a serem feitos em conjunto e conhecer a real situação dos centros.
O projeto dos CAEs estava esquecido, alguns como os de Sorriso e Nova Mutum estão funcionando, mas outros foram abandonados. O trabalho de consolidação dos centros está sendo feito por meio de um sistema de monitoramento e avaliação para melhorar a estrutura física e de atendimento.
Em Cuiabá o CAE vai funcionar na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, localizada na Travessa Celso Luiz Moraes de Almeida, no bairro Poção.