Fiscais da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), de Cuiabá, chegam esta semana em Sinop para iniciar uma fiscalização em áreas de planos de manejo. O gerente regional da Sema de Sinop, Jackson Monteiro de Medeiros, disse, ao Só Notícias, que as vistorias serão feitas nos 15 municípios que pertencem a regional.
Durante a fiscalização, os técnicos e engenheiros florestais vão conferir se as normas constantes nos projetos estão sendo cumpridas na extração de toras. “A fiscalização será feita por amostragem”, explica o gerente. Entre os itens que serão conferidos está as espécies de árvores.
Desde janeiro, quando a Sema assumiu a gestão ambiental no Estado, os planos de manejo encaminhados pelas indústrias madeireiras para a retirada de toras, são analisados e, se apresentarem a documentação exigida e não for constato irregularidades, 30% da área é liberada de imediado. O restante da área solicitada é liberado somente após a vistoria.
Segundo o gerente, ao todo devem ser fiscalizados cerca de 20 projetos. A partir desta vistoria, as fiscalizações serão feitas pela própria regional do município, dando agilidade a liberação de projetos que estão pendentes. Além de Sinop, fazem parte da regional os municípios de Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Cláudia e União do Sul.