A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) deu início às ações de reestruturação para consolidar os 51 Centros de Atendimento Empresarial (CAEs) existentes. As unidades fazem parte de um projeto criado pelo Executivo e funciona em parceria com as prefeituras e entidades empresariais e reuniões já estão sendo realizadas no interior com os parceiros para levar informações sobre os trabalhos a serem feitos em conjunto e conhecer a real situação dos centros.
“Os CAEs são muito importantes porque são espaços criados com o objetivo de servir como suporte local ao empreendedor, onde ele poderá tirar dúvidas, adquirir conhecimento, estar a par de novidades do setor, bem como encontrar e trocar ideias com outros empreendedores. O Governo quer fomentar a economia regional, criando um bom ambiente de negócios para atrair novos investimentos, o que inclui as categorias de micro e pequenas empresas”, explicou o secretário da Sedec, Seneri Paludo.
As primeiras reuniões da Sedec para consolidar os CAEs nos municípios foram realizadas em Sorriso e Nova Mutum, onde o secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Sedec, Leopoldo Mendonça, e o superintendente de Projetos Especiais da pasta, Sebastião Moraes, ouviram as principais demandas e levaram informações sobre as ações a serem efetuadas pelo Governo.
O projeto dos centros estava esquecido, sendo que alguns estão funcionando como os de Sorriso e Nova Mutum, mas outros foram abandonados. O trabalho de consolidação dos CAEs está sendo feito por meio de um sistema de monitoramento e avaliação para melhorar a estrutura física e de atendimento.
“Onde o CAE já existe iremos trabalhar para melhorar a estrutura física e de atendimento, e nos municípios que ainda não foram contemplados vamos fazer um levantamento do precisa ser feito para a instalação, levando ao micro empreendedor orientação e todo suporte necessários para a formalização, adesão a linhas de créditos e de gestão para melhorar administração do seu empreendimento”, explicou Mendonça.
As ações vão ao encontro das demandas atuais nos CAEs. Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Sorriso, Rafael Reis, a visita dos representantes da Sedec criaram novas expectativas. No município, o centro funciona na sede da pasta, que também cedeu um servidor para realizar os atendimentos.
“Hoje temos cadastrados mais de dois mil micros empreendedores e cerca de 800 estão ativos, e sempre estão buscando os serviços oferecidos pelo CAE, que infelizmente estão defasados por falta de capacitação e atualização de informações. Acredito que com as propostas de melhorias apresentadas pela Sedec conseguiremos atender todas as demandas com êxito”, afirmou Reis.
Já a gerente do CAE de Nova Mutum, Elaine Gonçalves, acredita que com as melhorias haverá mais procura em busca de formalização. “Não conseguimos realizar uma boa divulgação dos nossos serviços, pois estamos precisando de mais estrutura, principalmente em relação à qualificação dos servidores para oferecer uma boa orientação para quem vem nos procura. Temos cerca de mil micro empreendedores cadastrados e não temos conhecimento suficiente para atender todas as demandas, estamos esperançosos com as mudanças”.
Em Sinop ainda não existe o CAE, mas há interesse do município em instalar uma unidade local, conforme verificado em reunião com a vice-prefeita Rosana Martineli.