Economia

Secretária estadual de Turismo fala sobre potencialidades em encontro em Sinop

A secretária de Estado de Turismo, Yêda Assis, terminou agora há pouco, sua palestra no I Encontro de Prefeitos e Secretários do Nortão, em Sinop, organizada pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Ela disse ao Só Notícias que o evento é de suma importância por mobilizar prefeitos, vereadores, empresários para debater temas tão essenciais para a região.

“Esperamos através deste encontro fazer uma percepção das demandas, dos interesses, das prioridades que essa região tem, em função dos assuntos debatidos aqui”, informou. A possibilidade do desenvolvimento de programas de turismo pela secretaria Estadual na região foi debatida em sua palestra, que enfatizou o potencial turístico da região que é mais focado no turismo de negócios, pesca esportiva e ecoturismo.

“Agora está surgindo um produto novo na região: o étnicoturismo, que é a convivência do turismo com o índio, primeiro produto inédito no Brasil que está sendo lançado no mercado nacional e internacional”, explicou. Em Feliz Natal, 150 km de Sinop, há um hotel-aldeia que fica às margens do Parque Nacional do Xingú e tem atraído turistas de vários países. Há poucos dias, uma comitiva de japoneses esteve visitando. É possível estar em contato com índios, andar pelo Rio Xingú e desfrutar das maravilhas do meio ambiente.