O Sebrae Mato Grosso está iniciando as comemorações dos 40 anos com um ciclo de encontros com sete empresários que acreditam no Sebrae e que viram seus empreendimentos crescerem, se consolidarem e se destacarem no mercado. A cada semana, esses clientes vão compartilhar suas experiências de vida com os colaboradores, incluindo estagiários, funcionários e diretores. Farão relatos da vida empresarial, das estratégias de gestão, de mercado, inovação e sustentabilidade.
A diretora do Sebrae em Mato Grosso Leide Katayama, destaca que esses empresários de sucesso passaram pelo Sebrae e as histórias de suas empresas estão diretamente associadas à instituição. “Optamos por celebrar os 40 anos do Sebrae com uma ação de aproximação de alguns clientes com o nosso corpo técnico para mostrar o efeito do Sebrae nessas empresas. Temos muitos jovens entre os colaboradores que não conhece essas histórias. É uma forma de demonstrar para a equipe interna a trajetória dessas empresas”, expôs, classificando o primeiro encontro com o empresário Cláudio José de Assis, de um hospital Veterinário, ocorrido hoje, como muito positivo. Cliente do Sebrae de longa data, desde os tempos do Ceag, Cláudio disse a instituição foi fundamental na vida dele e de sua empresa, especialmente porque abriu sua cabeça para inovação, criatividade e para a importância do conhecimento e o ajudou a descobrir e a valorizar os talentos existentes na empresa.
Ao longo dos anos, o hospital inovou e apresenta hoje muito mais do que os serviços oferecidos pela concorrência, conseguiu se diferenciar no mercado a partir da introdução de melhorias em processos existentes e investimento no relacionamento com o cliente. A inovação veio nos processos que permitiram garantias de controle de atendimento personalizado a animais, conferindo mais segurança aos donos, que deixavam seus animais de estimação no hospital.
O empreendedor desenvolveu software customizado e com adequações às necessidades de seu negócio, sempre atualizando a ferramenta de acordo com a evolução da empresa. Aplica controles financeiros para monitorar e poder diferenciar-se também em custos. Anualmente, a empresa faz revisão de seus processos administrativos e financeiros para aperfeiçoá-los. Para se especializar cada vez mais, buscando nichos específicos de mercado, o hospital implantou internamente programas de controles de pragas, laboratório para exames, centro cirúrgico, fisioterapia, plantão 24 horas, entre outros serviços. Cláudio disse ainda que procura sempre ampliar seus conhecimentos fazendo cursos e capacitações em diversas áreas, incluindo algumas que não estão diretamente ao seu ramo de negócio.
Ao final de seu depoimento, ele recebeu da diretora Leide Katayama, uma homenagem especial por sua trajetória empresarial.
Na próxima semana, será a vez do empresário Célio Fernandes, diretor de uma farmácia. Na sequência, participam os empresários Glória Aquino, de uma escola, Gilsane Aparecida Fortes B. de Moraes, diretoria de uma papelaria, Sebastião Toledo, de uma empresa de ecoturismo, a empresária Tânia Kramm, e João Nestor Mayer, diretor de uma empresa de software em Sorriso. Os encontros acontecem às 10h30, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade.