PUBLICIDADE

Saldo de vagas em mercado de trabalho cresce 20% em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Encontrar trabalho está mais fácil em Mato Grosso. Mensalmente o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anuncia recordes na geração de vagas no país e o Estado não fica atrás. Segundo dados divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE, o saldo de empregos em Mato Grosso fechou os nove primeiros meses com 46,490 mil vagas, diferença entre as 260,434 mil contratações e 213,944 mil demissões registradas de janeiro a setembro. O saldo é 20,5% maior que o do ano passado, quando somou 38,555 mil empregos formais. O acesso às empresas é ainda mais facilitado por haver encaminhamento, sendo o Sistema Nacional do Emprego (Sine) um dos que cadastram e encaminham as pessoas que estão à procura de emprego. Quem não teve de esperar muito para ser contratada foi a estudante Suener Santos Cruz, 20, que após se cadastrar no Sine foi chamada para uma entrevista 10 dias depois e que no dia seguinte começou a trabalhar como auxiliar- administrativa.

Já Sebastiana Maria de Barros ficou afastada do mercado de trabalho por dois anos, devido à problema de saúde da filha. No caso dela, a efetivação em uma empresa demorou um pouco, cerca de cinco meses, mas não por falta de oportunidade. “Havia várias propostas, mas como moro no CPA e as vagas eram para bairros distantes como o Distrito Industrial, as empresas davam preferência para que morava mais perto”.

Sebastiana diz estar satisfeita. Desempenha a função de auxiliar de escritório, ajudando a controlar as finanças da empresa e não teve dificuldade em executar as tarefas, pois no emprego anterior também trabalhava no setor financeiro. “O Sine também ajuda bastante na hora de encontrar emprego e tenta diminuir as limitações, como a da distância, por exemplo, entre a residência e o trabalho da pessoa”, diz Sebastiana.

Suener destaca que teve uma vantagem na hora de conseguir o emprego. “Fiz vários cursos, de informática e de atendimento ao público, que me ajudaram na hora de ser selecionada”.

A assessora de Qualificação Profissional do Sine, Rosenei Calsavara, considera que a qualificação é uma ferramenta extra na hora de escolher um candidato, mas que não é tudo, pois como o mercado está aquecido ele sinaliza as maiores necessidades oferece oportunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE