A produção de cana-de-açúcar para produção de álcool não está atraindo os produtores de Mato Grosso. Balanço divulgado hoje pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) aponta que caiu 11% a variedade de cana plantada para álcool. Ano passado, Mato Grosso teve 11, 4 milhões de toneladas e, este ano, a estimativa aponta 10, 1 milhões de toneladas. Só Notícias/Agronotícias teve acesso ao balanço feito por 51 técnicos apontando que, quanto a produção de litros de álcool, cairá de 902 milhões para 815 milhões.
Por outro lado, o plantio de cana para produção de açúcar aumentou 28% no Estado passando de 3,2 milhões de toneladas para 4, 1 milhões. A produção total de cana para Mato Grosso este ano ( para açúcar, álcool e outros) deve ser de 19, 1 milhões/t.
A previsão da produção de cana-de-açúcar para a atual safra indica que o total a ser processado pelo setor sucroalcooleiro, deverá atingir 558,72 milhões de toneladas, correspondendo a 11,4% a mais do que os 501,54 milhões de toneladas processadas na safra passada. Sã̃o Paulo que é o Estado que representa quase 60% da safra nacional.