quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sabotagem descoberta ontem deixaria Nortão 4 dias sem energia

PUBLICIDADE

É intrigante e ao mesmo tempo revoltante. Quem arquitetou e executou a segunda sabotagem -em menos de 40 dias- nas torres do linhão de energia que abastece o Nortão de Mato Grosso ?. Ontem, por questão de horas, a região não teve um novo blecaute. Pela manhã, conforme Só Notícias antecipou, foi descoberta uma nova sabotagem nas torres de energia elétrica do linhão. Vândalos, ou malucos, retiraram parafusos que prendem três torres -de 30 metros de altura cada-, de suas suas respectivas bases. As torres 256, 257 e 258 estão instaladas em uma fazenda, no município de Sorriso, bem próxima da divisa com Lucas Rio Verde (cerca de 16 km de Lucas).
Funcionários da fazenda estavam passando veneno para matar formigas quando viram rastros de carros e notaram que uma das torres estava parcialmente fora da base. Imediatamente acionaram o dono da fazenda, que ligou para a prefeitura de Lucas, que acionou a Eletronorte. Técnicos foram deslocados emergencialmente para o local e evitaram que as torres fossem ao chão.

Uma delas estava praticamente fora da base. Se houvesse um vento de média intesidade não resistiria e cairia. As outras duas também estavam “presas”apenas pelos cabos de alta tensão. Rapidamente, os técnicos conseguiram prendê-las novamente suas suas bases. Foi um trabalho preciso e ágil. Nem foi preciso interromper o fornecimento de energia elétrica.

A sabotagem ocorreu a menos de 25 km de onde houve o primeiro ato criminoso, com as mesmas características, no dia 2 de setembro, quando foram retirados os parafusos de três torres, em uma fazenda em Lucas Rio Verde, que caíram e interromperam o fornecimento de energia para mais de 300 mil pessoas, em aproximadamente 25 municípios, por cerca de 48 horas.

Se estas torres sabotadas de ontem caíssem a recuperação poderia durar até 4 dias. “Seria bem mais difícil a reconstrução. Uma torre fica de um lado do Rio Verde e duas ficam do outro lado. Se o vento as derrubasse, gastaríamos bem mais tempo para restabelecer o fornecimento de energia”, explicou, ao Só Notícias, o gerente de Divisão da Eletronorte em Sinop, Luiz Antonio, que esteve no local, coordenando os trabalhos dos técnicos.

“Por pouco uma delas não caiu. Foi pela mão de Deus que ficou em pé”, relatou Luiz.
“Os vândalos sumiram com as porcas e parafusos. Vimos, no local, rastros de um carro, e no pé de uma das torres havia bituca de cigarro. Quem fez isso sabia muito bem o que estava fazendo”, descreveu.

“Estamos conclamando a população para termos informações para chegar aos autores destes atos de vandalismo. Esta é a segunda tentativa desde setembro quando as torres caíram. O apoio da população será muito importante. Podem inclusive ligar para meu telefone celular 66- 9985 27 10 ou na delegacia mais próxima. A sociedade não pode novamente pagar um preço alto ( ficar sem energia) por ato de vândalos”, acrescentou o gerente.

A partir de agora, a Eletronorte fará vistorias constantes nas torres no eixo Nova Mutum a Sinop e outras localidades. A polícia foi comunicada e voltou a investigar o caso. Na queda das três torres em dois de setembro a Polícia Federal foi acionada. Os responsáveis não foram identificados até agora.

O supervisor regional da Eletronorte, Paulo Kojima, reforçou o apelo para que a sociedade ajude com informações para identificar os vândalos: “”Queremos contar com apoio de toda a população para nos ajudar a indentificar estes vândalos que querem prejudicar a população. Não dá nem para mensurar o tamanho do prejuízos que todos terão. Já tivemos duas quedas de torres nesta região com prejuízos incalculáveis para a sociedade. Quem faz isso sabe muito bem as consequências que a interrupção de energia trará”, acrescentou Kojima, em entrevista ao Só Notícias.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...

Pesquisa do CISE aponta que 34% dos sinopenses pretendem fazer compras de Páscoa

O levantamento divulgado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da...

Aeroporto de Sorriso tem queda na movimentação de passageiros no 1º bimestre

O relatório do aeroporto regional Adolino Bedin, de Sorriso,...
PUBLICIDADE