A pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, elaborada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), revela que roupas (35%), calçados (19%) e perfumes (17%) são os presentes mais desejados pelos consumidores mato-grossenses neste ano. O ticket médio previsto para os gastos na data é de R$ 298, valor 14% superior ao registrado em 2024. O dado sinaliza uma retomada do consumo afetivo e um cenário favorável para o varejo, especialmente para os pequenos empreendedores.
O levantamento mostra que 68% dos entrevistados pretendem comemorar a data, representando um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. O presente ainda é a principal forma de celebração, mas as experiências afetivas e o almoço em família também ganham espaço. Segundo o estudo, o comportamento mais comum será a combinação entre presente e almoço, praticada por 11,4% dos consumidores.
Segundo a analista Técnica do Sebrae/MT, Érika Cunha, o Dia dos Pais representa uma excelente oportunidade para os setores de comércio e serviços alavancarem as vendas com campanhas temáticas, kits personalizados e experiências diferenciadas. “Além das grandes redes, pequenos empreendedores também podem se beneficiar da data, apostando em criatividade, atendimento personalizado e produtos sob medida — como cestas, presentes artesanais e serviços de delivery — para conquistar clientes em busca de algo especial e afetivo”, disse.
Outro destaque da pesquisa são os fatores que influenciam a decisão de compra: promoções (71,5%) e qualidade dos produtos (59,8%) aparecem como determinantes. Além disso, 36,5% dos consumidores afirmaram que irão pesquisar preços, especialmente em lojas físicas. Pequenos comércios representam 23,3% da preferência de compra, ficando atrás apenas das lojas de departamento, o que demonstra a importância da personalização e do atendimento próximo como diferencial competitivo.
A classe C lidera o volume de consumo, representando a maior parcela do público que irá às compras, enquanto as classes A e B puxam o ticket médio para cima, com maior disposição para investir em produtos como joias, eletrônicos e perfumes importados. Ainda assim, 80% dos consumidores devem adquirir até dois itens, mantendo o perfil de consumo conservador da data.
O Sebrae/MT também identificou um aumento na intenção de gasto: 61% dos entrevistados afirmaram que devem gastar mais este ano em relação a 2024. Esse comportamento se intensifica conforme a faixa de renda, sendo mais comum entre os consumidores das classes A e B. A pesquisa ainda mostra que 41% dos consumidores pretendem comprar na semana que antecede o Dia dos Pais e 30% já na primeira semana de agosto, o que reforça a necessidade de ações promocionais concentradas nesse período.
O levantamento foi conduzido por entrevistas telefônicas, entre os dias 3 e 27 de junho de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.120 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.