Roteiros amazônicos devem aquecer turismo no Nortão
O sonho de conhecer a floresta Amazônica está mais perto de virar realidade para os matogrossenses. O pólo de ecoturismo do Nortão que envolvem os municípios de Alta Floresta e Paranaíta oferecem para as férias de janeiro , pacotes turísticos com roteiros especiais que incluem passeios por trilhas na floresta, observação de animais , sítios arqueológicos e citys tours em chácaras , casas de artesanato, pesque-pague e atividades de agroecologia . Os roteiros foram criados visando envolver as comunidades locais na atividade turística e difundir o conhecimento real da vida das populações que vivem na Amazônia.
Os roteiros amazônicos foram lançados na primeira edição do Salão do Turismo, realizada no ano passado , onde foram apresentados ao país 451 produtos/roteiros turísticos, com envolvimento de 134 regiões e 959 municípios. O principal objetivo é motivar a criação de novos produtos/roteiros turísticos de forma regionalizada, com o envolvimento dos municípios.
Os roteiros começam em Alta Floresta no Eco resort Floresta Amazônica . O hotel está localizado numa área de mata na cidade e possui ampla e confortável infra-estrutura com campo de futebol, vôlei, futebol de salão e trilhas nos 50 hectares da reserva florestal do hotel, onde pode – se avistar aves e primatas acompanhado de guias biólogos de Alta Floresta. Nos passeios pode-se praticar arvorismo e tirolesa nas margens de bonito lago com canoas para passeio.
Num city tour pela cidade, os visitantes poderão conhecer colecionadores de orquídeas, artesãos de renome nacional que produzem peças decorativas com fibras e assessórios feitos com sementes . A culinária regional a base de peixes , pupunha e castanha do pará são especialidade da região. O município de Paranaíta, a 60Km quilômetros de Alta Floresta é outro ponto interessante do roteiro . Os turistas serão levados em veículos com ar condicionado até o Sítio Arqueológico da Pedra Preta, importante monumento com inscrições pictografadas em uma área extensa de formação rochosa .O sítio é tombado pelo patrimônio histórico nacional e tem sido objeto de estudo de arqueológicos.
De volta a Alta Floresta , o próximo destino é o Hotel de Selva Cristalino, situado a 36 Km da cidade, nas margens do rio Cristalino. O translado ~e feito em veículo com ar condicionado( Vans ou Veículo 4×4- Land Rover) e de barco( 30 min). Na chegada, os turistas são levados para conhecer a área do hotel de selva e do deck flutuante com banho de rio antes do almoço na piscina natural, nas corredeiras ou praia.
Os passeios são feitos por trilhas onde pode-se avistar aves raras , veados, porcos do mato e antas . Imperdível é despertar cedo para observar o amanhecer da floresta na torre de 50mts, e ver o espetáculo da névoa que cobre a floresta neste período, assim como das aves coloridas e dos primatas, como o macaco aranha de cara preta, endêmico da região.
Ainda sobra tempo para a aventura de experimentar arvorismo numa ponte e escada de corda, seguida de rapel com a possibilidade do encontro de bandos de macacos cuxiu( nariz vermelho) e macaco aranha de cara branca.