PUBLICIDADE

Rondonópolis: Procon recebeu mais de 10 mil reclamações e telefonia é campeã

PUBLICIDADE

Os consumidores rondonopolitanos estão cada vez mais conscientes dos seus direitos. Uma prova disso está no acentuado crescimento da procura ao órgão de defesa dos direitos do consumidor na cidade, o Procon. Somente entre 1º de janeiro e 04 deste mês, o órgão registrou 10.570 reclamações in loco de consumidores – todas elas procedentes. A coordenação repassa que se trata de um aumento considerável em relação ao ano passado.

Conforme a coordenadora do Procon, Ana Inês Nunes Garcia Ferreira, essa maior conscientização tem muito a ver com o trabalho de divulgação dos direitos do consumidor feita pela mídia, seja nacional ou local, assim como o trabalho boca-a-boca feito pelas pessoas atendidas e o alto grau de resolutividade alcançado pelo órgão. Além disso, lembra que o Procon tem realizado um trabalho educativo, indo até a comunidade e as escolas, em projetos variados.

Em Rondonópolis, Ana Inês repassou que o setor mais reclamado é o de telefonia. Das dez empresas mais reclamadas na cidade, cinco são do setor de telefonia. Ela justifica que onde a demanda de consumidores é maior, a quantidade de insatisfação é maior. Argumenta que as empresas de telefonia ofereceram muitas facilidades para aquisição de serviços e aparelhos e, no entanto, não estavam preparadas para atender a grande demanda. Serviços que não foram solicitados e aparelhos defeituosos são as principais queixas.

Na seqüência, as empresas que se destacam no número de insatisfação dos consumidores de Rondonópolis são as prestadoras de serviços essenciais, como energia elétrica e água. Nesses casos, Ana Inês informa que as principais queixas são inerentes às dúvidas quanto ao consumo. As empresas do ramo financeiro também aparecem com ênfase entre as mais reclamadas, onde os consumidores se sentem lesados, principalmente, por juros abusivos e serviços não solicitados.

Do total de reclamações que são feitas ao Procon, entre 90% e 95% delas são resolvidas. Isso mostra, segundo Ana Inês, a eficiência e a credibilidade do órgão perante as empresas.

Além das reclamações in loco, o Procon registrou, entre 1º de janeiro e 04 deste mês, 1.800 informações/reclamações por telefone e 2.300 fiscalizações procedidas pessoalmente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE