A Campanha Natal das Crianças tomou conta de Mato Grosso. Praticamente todos os municípios do Estado aderiram ao projeto e estão arrecadando alimentos para beneficiar as famílias carentes no Natal. Em Rondonópolis, por exemplo, foram montados 18 postos de arrecadação e desde o início da Campanha, no dia 16 de novembro, foram arrecadados 5.685 quilos de alimentos.
De acordo com a coordenadora da Campanha no município, Camila Ferrari, aproximadamente 15 mil famílias já estão cadastradas à espera dos alimentos. "Ainda não finalizamos todos os cadastros, mas acreditamos que o número de beneficiados vai girar em torno de 15.000 famílias, incluindo as entidades filantrópicas que prestam atendimento a crianças, idosos e pessoas deficientes".
Assim como em Cuiabá, os clubes de Lions, de Rotary, a Maçonaria, o movimento comunitário e as igrejas em geral auxiliam no trabalho de cadastramento, arrecadação e distribuição da Campanha Natal das Crianças em Rondonópolis. "Também temos o Corpo de Bombeiros, que é um excelente parceiro, tanto na arrecadação quanto na distribuição dos alimentos", complementa Camila.
"Vários empresários do município estão ajudando, mas ainda faltam muitas doações para que todas as famílias rondonopolitanas possam ser atendidas com os alimentos no natal. Por isso pedimos a colaboração daqueles que ainda não doaram, seja com a doação de 1 kg, seja com a doação de cestas", ressaltou a coordenadora da Campanha em Rondonópolis.
A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, promove uma verdadeira maratona todos os dias pedindo doações aos empresários e garante que tudo o que for doado para Rondonópolis ficará no próprio município. "Nós contabilizamos no relatório final de arrecadação da Campanha, mas os empresários que nos procuram já sabem que os alimentos doados ficam no próprio município. E é assim nos 141 municípios".
O Natal das Crianças está na sua sétima edição e este ano tem a meta de arrecadar mais de 3 milhões de quilos alimentos, beneficiando 150 mil famílias carentes dos 141 municípios, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e as instituições filantrópicas, como casas de apoio, abrigos, albergues, creches, entre outros.
A arrecadação para a Campanha encerra no dia 13 de dezembro e a coordenaçao geral da Campanha em Rondonópolis funciona no Centro de Cidadania.