Os preparativos para a 38ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do Sul de Mato Grosso (a Exposul) já estão em andamento desde fevereiro deste ano. A data de realização da feira este ano será entre os dias 07 e 15 de agosto, com um formato parecido com a edição de 2009, que teve grande participação popular e alto volume de comercialização. O vice-presidente do Sindicato Rural, Ricardo Tomczyk, informou que a "espinha dorsal" da feira deste ano já foi definida, contemplando a realização do sorteio de veículos, através do "passaporte premiado", rodeios, shows nacionais, além da parte técnica, como leilões, feira de máquinas e palestras. Inclusive, adiantou que já tem vários shows definidos. Falta, a partir de agora, a definição de alguns detalhes acerca da exposição, a exemplo do valor do passaporte e outros.
Em termos de negócios, Ricardo lembrou que a Exposul vem se superando nessa área, devido à sua diversificação, oferecendo desde equipamentos agrícolas, veículos de passeio, até imóveis. Para esse ano, observa que a área de máquinas agrícolas ainda passa por um processo de recuperação, mas a pecuária se encontra aquecida. "Os negócios têm sido uma surpresa agradável a cada ano", observou ele.
Conforme a assessoria de imprensa do Sindicato Rural, a previsão é de que o "passaporte premiado" ofereça este ano quatro carros populares e duas caminhonetes cabine dupla. Em 2009, a Exposul comercializou R$ 49,5 milhões, segundo os organizadores, com destaque para máquinas, equipamentos e equipamentos agrícolas.