Mercado e Negócios Internacionais com Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas foi o tema do seminário sobre comércio exterior que reuniu mais de 200 pessoas na noite desta sexta-feira (24.04) em Rondonópolis, município a 220 quilômetros de Cuiabá. Com números que deixou o público de olhos arregalados, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf , fez a abertura do evento. Ele ressaltou o crescimento das exportações, falou da pulverização do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) e dos grandes empreendimentos que estão se instalando no Estado. “Não tenho bola de cristal, mas posso garantir que Mato Grosso ainda fechará o primeiro semestre de 2009 com uma economia saudável, especialmente quando se fala em macro economia”.
Um pouco antes do evento, Nadaf se reuniu com empresários da cidade na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) para discutir a importância da Lei de Micro e Pequenas Empresas. “O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Sicme instalará 40 Centros de Atendimento Empresarial. O objetivo é fornecer informações aos empresários e fomentar o comércio exterior. Mas o pré-requisito para receber estes Centros é ter a Lei de Micro e Pequenas Empresas instalada”, avisa Nadaf.
Na opinião do superintendente do Serviço de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) José Guilherme Barbosa Ribeiro o índice de implantação desta Lei, em Mato Grosso, ainda é muito pequeno. “No Espírito Santo 95% dos municípios já implantaram. Nós do Sebrae estamos a disposição para trazer os melhores técnicos do Brasil para orientar os empresários e garantir a implantação da Lei”, garantiu.
A ansiedade classe empresarial para ter a Lei Micro e Pequenas Empresas é grande. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis, Sebastião Pereira Buguingaré, a presença do secretário Nadaf na reunião e no seminário foi importante para ajudar a sensibilizar e mobilizar a classe empresarial. “Acredito que avançamos muito neste processo com estes dois eventos”.
Para o presidente da Acir, José Orivaldo Orsi, a presença do secretário Nadaf foi importante para sensibilizar especialmente a secretária de Indústria e Comércio de Rondonópolis, Regina Celi Marques Ribeiro e o assessor do prefeito, Rogério Sales. “O Nadaf nos fortalece e anima. Ele sempre ajuda a encontrar soluções e mobilizar a classe empresarial”, elogiou.
“Estamos juntos nesta empreitada”, esta foi a conclusão da secretária Regina Celi. Segundo ela, é antiga a necessidade de formalizar os micro e pequenos empresários que ainda vivem na ilegalidade. “Eles precisam ter uma identidade. Isso é bom para eles, para o município e para o Estado”.