A coleta de dados para o Censo 2010 na cidade ainda está sendo feita, porém, aponta crescimento populacional. Pelo menos 182,7 mil habitantes já foram recenseados. A estimativa feita em 2009, foi de 181,9 mil moradores, informa o jornal A Tribuna MT. Agora, os trabalhos deverão ser centralizados na zona rural, nas casas onde não foram feitas as entrevistas. Pelo menos metade da população rural já foi recenseada, segundo o coordenador do Censo, Marcelo Mendes Marques. A estimativa é que possa chegar a 190 mil. Até a última semana, cerca de 2 mil casas ainda não tinham sido contabilizadas.
Além de Rondonópolis, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam o crescimento, também, em cidades da região Norte. Como em Itanhangá e Ipiranga do Norte, onde o número de pesquisados para o Censo foi maior do que a meta prevista pelo instituto. Em Ipiranga, por exemplo, a estimativa populacional de 2009 apontava 4,6 mil habitantes e agora têm 5,1 mil – crescimento de aproximadamente 11%. Já em Itanhangá, o crescimento corresponde a cerca de 3%. O estimado, com base em pesquisas do ano passado, era de 5.061 habitantes. O pesquisado para o censo somou 5,2 mil.
Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.
As pesquisas serão feitas até dia 31.